Tarso Genro recebe Lang em audiência

Brasília, 12 de maio de 2005

O primeiro encontro entre o presidente do Confea, Wilson Lang, e o ministro da Educação, Tarso Genro, aconteceu na tarde de hoje, na sede do ministério, em Brasília.

Na pauta, a apresentação dos principais projetos do Confea e de questões de interesse dos profissionais da área tecnológica brasileira, que dependem de encaminhamento do ministério, como a homologação da carga horária mínima dos cursos presenciais de graduação e das diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo.
 
Além desses assuntos, o ministro tomou conhecimento da necessidade de se discutir alternativas para dar continuidade ao protocolo de intenções assinado entre o Confea e a Ordem dos Engenheiros de Portugal,  para que profissionais de um e outro país possam atuar nos dois países em igualdade de condições. No âmbito do Mercosul, Lang citou que instrumentos precisam ser aplicados para que os profissionais dos quatro países também possam exercer suas atividades.

Ao apresentar as ações do Confea, Lang disse que o conselho “procura inserir-se cada vez mais no dia a dia-a-dia sociedade através de parcerias, algumas   em andamento com o Ministério das Cidades e  o Interlegis, por exemplo.

O presidente do Confea falou ainda, sobre Educação a Distância, ferramenta fundamental para capacitar os profissionais e propôs uma parceria com o ministério visando a capacitação para a adaptação de prédios e praças públicas para facilitar a circulação de pessoas portadoras de deficiência física, como determina o programa da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.

Interessado nos temas apresentados por Lang, Tarso Genro solicitou uma lista completa de todos os assuntos afetos a seu ministério e que sejam de interesse dos profissionais da área tecnológica para que ele “possa dar encaminhamento sob o controle do gabinete”.

Do encontro, além de Lang e Tarso Genro, participaram o secretário de Ensino Superior (Sesu), eng. civil Nelson Maculan Filho, os chefes de gabinete do MEC, Ronaldo Teixeira e o do Confea, Paulo Bubach, o primeiro vice-presidente do Confea, eng. ftal Fernando Bemerguy e Carmem Eleonora Soares, gerente de Relações Institucionais.

Por Maria Helena de Carvalho
Da equipe da ACOM