Sistema Confea/Crea lamenta morte de Mauro Ribeiro Viegas

Brasília, 19 de outubro de 2022.

 

 

O Confea lamenta a morte do arquiteto e urbanista Mauro Ribeiro Viegas, que também foi professor catedrático de materiais de construção e estudos e autor de diversas obras técnicas. “É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de Mauro. Ele presidiu o Crea-RJ entre 1965 e 1972 onde desenvolveu um trabalho reconhecido por todos, e que culminou com a homenagem da Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea”, disse o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. 

Como urbanista, Mauro foi responsável por projetar parques e jardins da cidade do Rio de Janeiro e colaborou na construção de Brasília, onde montou o pioneiro laboratório de análise de construção. Também foi presidente da Companhia de Habitação Popular (Cohab). Viegas foi o fundador da Concremat Engenharia e Tecnologia S/A , que resultou do primeiro laboratório de análise de materiais de construção do país. 

Além da homenagem do Sistema, em vida ele recebeu várias homenagens, como a Comenda da Ordem do Mérito Militar, a Medalha de Ouro do Governo da Itália da Cruz Vermelha, a Medalha do Mérito Industrial, a Medalha do Mérito Pedro Ernesto, entre outras.

Viegas faleceu na última terça-feira (18), aos 103 anos, no Rio de Janeiro. O Sistema Confea/Crea reconhece a trajetória deste profissional e se solidariza com a família e amigos. 

Equipe de Comunicação do Confea com informações do Crea-RJ