Show Rural Coopavel reúne quase 400 mil participantes

Show Rural Coopavel: superação de expectativa de público e grandes debates para a Agronomia e o agronegócio
Show Rural Coopavel: superação de expectativa de público e de negócios e grandes debates para a Agronomia e o agronegócio

Brasília, 9 de fevereiro de 2023.

Com a superação das expectativas de público e de volume de negócios, chegando agora a 384 mil participantes e R$5 bilhões em investimentos nos cinco dias do evento, o Show Rural Coopavel 2023 marca a aproximação do setor com os profissionais da área. Em sua 35ª edição, o evento, patrocinado pelo Confea, está superando as adversidades, debatendo os grandes temas do agronegócio, além de apresentar algumas das principais novidades tecnológicas do setor. O evento ocorre até a próxima sexta (10/2), em Cascavel (PR).

“Em termos de safra, a produção está se equilibrando entre as várias regiões do Paraná. Na nossa região, por exemplo, a safra foi boa. Mas o grande problema é a falta de recursos de aquisição, investimentos. Não tem recursos do governo federal para investimentos na área agrícola, e não tem perspectivas de curto prazo. A agricultura tem que comprar com prazos condizentes. E não estamos tendo recursos para grandes investimentos nesse momento. Nem sequer há perspectivas disso. Apesar disso, é nítida a melhora na qualidade do Show Rural a cada no. Não tem mais lugar para as empresas, que buscam novidades de bioinsumos, drones, startups. Tem um pavilhão de uns mil metros quadros com startups ligadas ao agronegócio”, declara o novo presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Paraná (FEAPR), eng. agr. Cesar Davi Veronese, que tomou posse na última segunda-feira (6/2), durante a abertura do evento.

Da esq./dir: cons. fed. eng.agr. Daniel Galafassi; coord. ger. do Show Rural, eng.agr. Rogério Rizzardi; diretor presidente da Mútua Nacional, eng. agr. Francisco Almeida; secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara; ex-presidente da FEAPR, eng. agr. Clodomir Ascari; vice-governador do Paraná, Darci Piana; pres. da FEAPR, eng. agr. Cesar Davi Veronese; pres. do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha; secr. munic. de Agricultura, Renato Segalla; pres. da Ass. Com. e Ind.de Cascavel, Genesio Pegoraro
Da esq./dir.: cons. fed. eng. agr. Daniel Galafassi; coord. ger. do Show Rural, eng. agr. Rogério Rizzardi; diretor presidente da Mútua Nacional, eng. agr. Francisco Almeida; secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara; ex-presidente da FEAPR, eng. agr. Clodomir Ascari; vice-governador do Paraná, Darci Piana; pres. da FEAPR, eng. agr. Cesar Davi Veronese; pres. do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha; secr. munic. de Agricultura, Renato Segalla; pres. da Ass. Com. e Ind.de Cascavel, Genesio Pegoraro

Segundo o presidente da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac), eng. agr. Fernando Luiz Rocha Pereira, o evento está “muito corrido”, tendo chegado a receber nesta quarta (8/2) 100 mil participantes. “Temos que ressaltar a movimentação desse ano. O evento continua atraindo um público muito grande, seja de agricultores ou de profissionais engenheiros agrônomos e de outras modalidades. Um evento com muita repercussão, trazendo atualização para agricultores e profissionais. Uma demonstração de que inúmeras áreas e atividades, a cada ano, estão se superando nessa parte de inovação e tecnologia, ou seja, o campo não está estático”, disse, apontando a presença de profissionais de diversos países no estande dividido entre a Associação, a Federação, o Confea, o Crea-PR, a Mútua e a cooperativa Cred-Crea.

Participação do Sistema
“Estamos todos os dias com a participação do Sistema, além da participação das autoridades do Estado. Visita do prefeito, Leonaldo Paranhos, do governador do Estado, Ratinho Júnior, do secretário da agricultura, Norberto Ortigara, que passou praticamente a manhã inteira no nosso estande. Um estande que representa os profissionais da área de Agronomia e de outras engenharias”, descreve o presidente da Areac.

Participação do público no auditório
Participação do público no auditório

 
Ele informa que os estandes e as programações são compartilhados, contando até mesmo com um auditório. “Todos os dias teve importantes destaques. No primeiro momento, palestra técnica falando sobre a questão climática, um ponto de partida para os profissionais engenheiros agrônomos preverem o que espera de clima para a próxima safra. Outro ponto alto foi a questão da posse da Federação Paranaense de Engenheiros Agrônomos. Houve ainda a reunião da câmara especializada de Agronomia, enfim, uma programação extremamente importante”, diz Fernando Pereira, acreditado que até o final do evento, a previsão inicial seja superada em até 100 mil participantes. 

Essa participação do Sistema também é destacada por Cesar Davi Veronese. “Uma ótima participação. Esse estande do Sistema é o maior estande do Sistema no Brasil, nesses moldes”, diz o presidente da Federação, lembrando que o evento reúne profissionais de todas as modalidades, não só da Agronomia. “São três mil profissionais envolvidos diretamente no evento”, diz, informando que a sua posse para o próximo biênio foi prestigiada pelo vice-governador, Darci Piana, pelo secretário de Agricultura do Paraná e de Cascavel, e ainda por autoridades do Sistema como o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, e pelo conselheiro federal eng. agr. Daniel Galafassi, representando a presidência do Confea. “Realizamos também o IV Encontro de Entidades de Agronomia, reunindo as 20 entidades de agronomia do Paraná que integram a FEAPR em palestras muito valorizadas”.

Planos da Federação
Veronese informa que a grande meta da Federação é o nivelamento de todas as entidades do Paraná, em termos de gestão e organização. “Pela Federação, temos essa grande meta de nivelar todas as entidades. Outra preocupação é um plano de sustentabilidade para essas entidades de classe do Paraná. Temos vários eventos técnicos programados em todas elas, com a participação do Confea, no plano de sustentabilidade previsto para o Sistema. Serão pelo menos 36 eventos no Paraná com apoio do Confea em 2023”, descreve.

Participação do público no estande conjunto do Sistema
Participação do público no estande conjunto do Sistema


A FEAPR buscará ainda investir em sua comunicação. “Vamos melhorar o site e criar um aplicativo com todas as entidades regionais. Cada entidade vai ter um nível de acesso a cada uma com as informações pertinentes da entidade”.

Outra meta, diz Veronese, é a conscientização das entidades regionais para a reforma de estatutos e a conscientização de os dirigentes estarem prevenidos com a prestação de contas dos recursos públicos desses eventos. “Temos uma preocupação com todas as entidades. Já tivemos duas palestras com especialistas nesse sentido. Palestras motivacionais de conscientização para os dirigentes, e, também das responsabilidades que cada uma tem”.

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações do Canal Rural

Leia mais:

Confea participa do 35º Show Rural Coopavel 2023 em Cascavel