Seminário Internacional do Sistema Confea/Crea terá participação da ASCE

Brasília, 25 de abril de 2024.

Quer ampliar seus conhecimentos sobre inovação, infraestrutura e futuro sustentável? Então, participe do 1º Seminário de Capacitação Internacional do Sistema Confea/Crea que será gratuito, com tradução simultânea e ainda terá certificação. O evento acontece na próxima segunda-feira (29), às 18h, no Crea de São Paulo (Av. Angélica, 2364), onde profissionais brasileiros e representantes da sociedade mais antiga de engenheiros civis dos Estados Unidos, a ASCE, participarão de uma rodada de debates sobre mercado de trabalho.    

“Avançar rumo a um intercâmbio internacional de capacitação para os profissionais do Sistema é um dos principais objetivos da atual gestão do Confea”, afirma o presidente Vinicius Marchese, ao reiterar o compromisso de promover incentivos para os profissionais. “Será uma oportunidade única de aprimoramento de habilidades e uma grande chance para ampliar perspectivas e fazer bons contatos profissionais, levando em consideração que a Sociedade Americana de Engenheiros Civis, a ASCE, é um fornecedor líder de conferências técnicas e de educação continuada, além de ser o maior editor mundial de conteúdos de engenharia civil e uma fonte autorizada de normas que protegem o público”, salienta Marchese.
 

Clique aqui e faça sua inscrição gratuitamente 
Há opções de participação presencial e online
 

A anfitriã do seminário e presidente do Crea-SP também reafirma o comprometimento com a atualização profissional. “A capacitação é uma prioridade para a nossa gestão, pois é o melhor caminho para a valorização profissional. A promoção do 1º Seminário de Capacitação Internacional do Sistema Confea/Crea está alinhada com esse propósito e ainda com outra questão que levamos muito a sério aqui em São Paulo e no Sistema como um todo: a integração com outras entidades. Entendemos que essas parcerias permitem uma troca de experiências muito valiosa para todos os envolvidos”, destaca Lígia Mackey, ao motivar a participação dos engenheiros. “Nesse sentido, promover essa capacitação com a ASCE, que é referência internacional na área, é um marco, porque mostra que nós também podemos e devemos ultrapassar fronteiras entre países. Acredito que os profissionais brasileiros podem aprender muito com os norte-americanos e vice-versa.”

 

Confira a seguir o perfil de cada palestrante e o resumo dos conteúdos que serão debatidos:

A ASCE Trabalhando para Você

O diretor-executivo da ASCE, Tom Smith, falará sobre a Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE), uma organização versátil que está na vanguarda de uma profissão que planeja, projeta, constrói e opera o motor econômico e social da sociedade – o ambiente construído – enquanto protege e restaura o ambiente natural. Por meio da experiência dos seus membros globais ativos, 160 mil em 177 países, a ASCE é líder em número de conferências técnicas e profissionais proferidas e no oferecimento de programas educação continuada. A ASCE não apenas promove especialidades técnicas de engenharia civil por meio de nove institutos dinâmicos, mas também lidera com seus muitos programas profissionais voltados para a sociedade, incluindo o Relatório de Infraestrutura para um futuro sustentável.

Membro dedicado da Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE) por mais de 25 anos e engenheiro civil por formação, Tom Smith atuou como vice-diretor-executivo e conselheiro-geral da associação antes de se tornar diretor-executivo em janeiro de 2015. Fundada em 1852, ASCE é a mais antiga sociedade nacional de engenharia profissional. Com mais de 150.000 membros e um orçamento operacional anual de mais de US$ 65 milhões, a sociedade se dedica ao avanço da arte, da ciência e da profissão de engenharia para a melhoria da humanidade. Smith é responsável pela gestão diária da sociedade. Ele faz a liderança executiva de uma equipe de mais de 200 pessoas e uma força de trabalho voluntária ativa de mais de 10.000 pessoas, facilitando a tradição da ASCE de fornecer produtos e serviços de alta qualidade e alto valor para seus membros e outros clientes em todo o mundo.

Visão Mundial Futura: Perspectivas da Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE) sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

A palestra fará uma breve abordagem da visão mundial futura desenvolvida pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE), em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Doutor em engenharia civil, na área de estruturas, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Renan Gustavo Pacheco Soares é professor efetivo da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), atuando na linha de teoria das estruturas e estabilidade das construções. Linhas de pesquisa: análise estrutural, elementos finitos, alvenarias, patologia das construções e uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) para inspeção em sistemas estruturais. Membro e presidente do Grupo Brasil da ASCE para a gestão 2024. Tem experiência na área de análise de estruturas de concreto, aço, madeira e alvenarias, bem como patologias das construções. Conta com mais de quatro centenas de soluções estruturais elaboradas em concreto, aço e madeira para edificações residenciais, comerciais e industriais, situados em diversas localidades no Nordeste brasileiro.

O Sistema de Infraestrutura Sustentável da Empresa Envision

O sistema de classificação Envision é um programa independente de verificação e premiação de projetos de terceiros, com ferramentas e métricas padronizadas para confirmação de que um projeto atende aos critérios Envision de sustentabilidade. O sistema foi projetado para ajudar as partes interessadas em infraestrutura a implementar soluções mais sustentáveis, resilientes e equitativas. A diretora da Região 10 da ASCE, April Lander, apresentará o que é e seus benefícios para as comunidades.

April Lander tem dupla cidadania dos EUA e da Nova Zelândia, onde mora, é profissional de sustentabilidade da Envision e autônoma com mais de 35 anos de experiência liderando projetos e parcerias internacionais, fornecendo consultoria estratégica e ministrando treinamento nas áreas relacionadas a água, saúde, gestão de emergências, educação, ética e infraestrutura sustentável com vistas ao melhoramento da qualidade de vida e o meio ambiente.

April é líder no campo da sustentabilidade, ativa em inúmeras atividades de engenharia sustentável, incluindo a liderança do desenvolvimento da primeira certificação em infraestrutura e estrutura de financiamento do mundo, exigindo que os projetos atendam aos critérios de desenvolvimento sustentável; capacitação dos engenheiros para combater a corrupção e construção de infraestruturas sustentáveis; além de promover a diversidade, a equidade e a inclusão na comunidade global de engenharia civil.

April atua no Conselho de Direção da ASCE como diretora da Região 10 da ASCE 2022-2025, representando membros em todos os países fora dos EUA, México e Canadá. Ela é fundadora e ex-presidente do Grupo ASCE da Nova Zelândia e membro do Comitê de Auditoria da ASCE, do Comitê de Políticas e Práticas Públicas (PPPC), do Comitê Internacional de Padrões de Qualidade da Água da Fronteira (BIWQ) e de vários outros comitês. Ela é representante da ASCE no Conselho Asiático de Coordenação de Engenharia Civil (ACECC) e preside o Comitê Técnico 26: Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável na Região Asiática. Também atua como diretora da Civil Engineering Certification, Inc. (CEC), responsável pela certificação engenheiros civis que demonstram conhecimentos e habilidades avançadas em áreas especializadas.

Projetando o Futuro: Unindo Imaginação e Realidade

Com uma população global em expansão, temos de manter a nossa infraestrutura envelhecida para satisfazer as necessidades atuais e transportá-la para o futuro com tecnologias e capacidades inovadoras que nos permitirão combater os problemas de amanhã. Nesta apresentação, a presidente da ASCE, Marsia Geldert-Murphey, falará sobre como precisam ser preparados os futuros engenheiros civis para enfrentar estes desafios. 

Especializada em transportes e engenharia geotécnica, Marsia Geldert-Murphey trabalha atualmente para o Lochmueller Group, uma empresa de consultoria do Meio-Oeste, onde é diretora regional para os estados de Missouri e Illinois. Ela tem três décadas de experiência em engenharia civil e construção.

Membro da ASCE desde 1990, Marsia é ex-presidente do Comitê de Políticas e Práticas Públicas. Ela atuou no Conselho de Administração da ASCE de 2016 a 2019 como diretora da Região 7. Suas extensas atividades na ASCE incluem serviço em vários comitês com atuação voltada para a sociedade, como programas e finanças, treinamento de líderes, diversidade e mulheres, além de atuar como conselheira. Ela também liderou a Seção de St. Louis como presidente em 2006.


Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea, com informações da ASCE e do Crea-SP