Programa Mulher registra indignação com caso de feminicídio no Piauí

Brasília, 31 de janeiro de 2023.

O mestrando Thiago Mayson Barbosa, de 29 anos, é o suspeito de ter estuprado e matado a estudante de jornalismo Janaina da Silva Bezerra, de 21 anos, no último sábado (28/1), em Teresina, durante festa de calourada da Universidade Federal do Piauí.

Janaina publicava poemas em sua conta no Instagram e sonhava em se tornar telejornalista e publicar um livro. Gostava de abordar literatura negra em matérias para o jornal laboratório e em conteúdos de redes sociais. Foi a primeira integrante de sua família a ingressar na universidade.

"Mais uma vez as mulheres são vítimas de colegas", pontuou a conselheira federal e representante do Plenário no Comitê Gestor do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua, eng. mec. Michele Costa. "É um absurdo, não adianta só repudiar, tem que fazer campanhas educativas para que isso não vire rotina".

Eng. mec. Michele Costa, conselheira federal, representante do plenário no Comitê Gestor do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea

Michele defende orientação para mulheres, mas, principalmente, ações que promovam a mudança de cultura dos homens. "O homem precisa alterar sua visão sobre a mulher, ela não é objeto, ela tem direito a escolhas, não é não", pondera. "Eu, como mulher, estou cansada do fato de que, quando uma violência dessa acontece, a primeira coisa que fazem é duvidar da mulher. Tem que mudar esse cenário".

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, participa de evento do Programa Mulher do Crea-SP

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, fez questão de se posicionar perante a situação do Piauí, considerando os esforços do sistema profissional em promover maior participação feminina por meio do Programa Mulher. "Notícias como essa me estarrecem porque nos trazem a realidade do quanto de luta ainda temos pela frente", lamenta Krüger, que coordena o Comitê Gestor do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Em solidariedade à família da vítima e para prestar homenagem à jovem, a Universidade Federal do Piauí suspendeu realização de eventos festivos dentro da instituição. Alunos, servidores da instituição, amigos e familiares da vítima realizaram, ontem (30/1), vigília e protesto em razão do feminicídio.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea