Presidentes propõem Atestado de Conformidade em 12 Creas

O formato propõe um modelo inovador para verificar
a conformidade da empresa quanto à legislação: ao atuar em conjunto com a companhia, vai subsidiar um processo interno de avaliação, com ações de educação, treinamento e constante presença do Crea nas instalações da empresa.

Equalizada conforme as orientações do Sistema, a empresa vai prestar contas das alterações efetuadas e comprovar a regularidade de sua situação. Depois disso, o sistema vai conferir um atestado de conformidade que, mais do que um comprovante de legalidade, depõe sobre a qualidade do serviço prestado.

Adequar dados - Outra decisão importante do Colégio foi a aprovação do modelo de dados pelo Grupo Técnico de Informática, agora chamado Grupo Técnico de Tecnologia e Informação (GTTI). Contemplando tabelas, atributos e dicionários de dados, o modelo vai adequar e equiparar a estrutura cadastral e de informações dos Creas. Esse esforço vai refletir na uniformização da base de dados do sistema e permitir o melhor controle de registros.

Paralelo a isso, foi dada a largada para o processo de licitação que contratará o serviço para confeccionar novas carteiras profissionais. Depois de adequados todos os dados do Sistema e condessados num banco uniforme, será possível expedir uma carteira única. Desta forma, o profissional ganhará um identidade nacional e terá mais facilidade de exercer atividades e transitar entre os estados. O Colégio, então, aprovou a criação de uma comissão que vai acompanhar a elaboração do edital e de todo o processo para a licitação da empresa que fará as carteiras.

Telecentros - Por conta de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o Colégio de Presidentes ratificou a decisão de implantar Telecentros em 13 Creas. Os Telecentros são instalações preparadas para a prospecção de negócios, com logística adequada e computadores on-line ligados a um grande banco de dados do setor. Com monitores e gerentes de atendimento à disposição, a idéia é oferecer infra-estrutura a quem precisa comprar, vender, pesquisar condições de mercado ou mesmo se atualizar sobre as novidades tecnológicas. Assim, o Sistema Confea/Crea vai contribuir para fortalecer as micro e pequenas empresas, principal alvo do projeto. A ação será efetuada nos Creas BA, DF, ES, GO, MG, MS, PR, RJ, RN, RS, SC e SP.

A Reunião Ordinária aprovou também a indicação do presidente do Crea-MG, eng. civil Marcos Túlio de Melo, para representar o Colégio de Presidentes junto à Comissão Supervisora da III Convenção Mundial de Engenheiros, que acontecerá no Brasil em 2008.


Gustavo Schor - da equipe da ACOM