Presidente do Crea-MS participa de encontro de engenheiros e arquitetos em Cuba

Sexta-feira, 29 de abril de 2011.

O presidente do Crea-MS, engenheiro Jary Castro, participou nos dias 28 e 29 de abril, em Havana, Cuba, do Encuentro Nacional de Jubilados de la Unión Nacional de Arquitectos e Ingenieros de La Construción de Cuba, em que estão reunidos representantes de diversas associações de profissionais do país e da América Latina.

Único brasileiro no evento, o presidente do Crea-MS participa do evento representando a Federação Nacional de Associações de Engenheiros (Febrae), que é presidida pelo engenheiro José Tadeu da Silva, também presidente do Crea de São Paulo.

O Encontro, que reúne diversos profissionais da engenharia e arquitetura cubana, visa à troca de experiência entre engenheiros e arquitetos aposentados  que buscam para os problemas na área da construção que atingem o país.

Jary Castro afirma que a discussão entre os profissionais cubanos da área tecnológica, que hoje estão aposentados,  suscita uma questão importante e que pode ser aplicada no Brasil, que  passa por um momento de grande demanda por  mão de obra qualificada.

“Uma das soluções que aponto para que o Brasil possa resolver  de imediato a escassez de engenheiros, é incentivando o retorno daqueles que há muito abandonaram a profissão, principalmente em decorrência dos baixos salários pagos na época em que eram escassos os investimentos em infraestrutura. Valorizando o conhecimento desses profissionais, assim como tem feito Cuba, acredito que conseguiremos encontrar soluções para este preocupante problema que atinge a área da construção brasileira.

Fonte: Janine Gonzalez, Ascom Crea-MS