Presidente do Confea busca apoio do Tribunal de Contas da União

Brasília, 8 de fevereiro de 2006

Com a preocupação de aprimorar os processos internos de controle de contas, o presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, reuniu-se hoje com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues, e com o secretário da 5° Secretaria de Controle Externo (Secex), José Moacir Cardoso da Costa.

“Queremos criar um novo sistema de controle no Confea, que seja preventivo e contemple inclusive a participação dos profissionais que não participam da gestão”, disse Marcos Túlio. Ele propôs uma parceria com o TCU, no momento em que o Sistema Confea/Crea se renova: 8 presidentes de Crea foram reeleitos e 19 estão em sua primeira gestão.

O ministro Walton Alencar disse haver interesse do TCU no sentido de colaborar para esclarecer o processo, e que as secretarias do tribunal estão à disposição para atender a esse tipo de demanda. “O melhor caminho é manter contato com as secretarias e tentar obter elementos para tomar as melhores decisões”, afirmou.

A parceria será concretizada durante a realização do Encontro de Lideranças do Sistema, que ocorre nos dias 20 e 21 de fevereiro. José Moacir Cardoso, juntamente com a diretora da 5° Secex, Marines Andrade de Lucena, vai falar sobre o tribunal e suas principais jurisprudências, muitas vezes objeto de dúvidas dos gestores do Sistema. “Vamos apresentar as questões mais importante, que são os casos concretos já julgados pelo tribunal, e mostrar como os gestores podem acompanhar as decisões futuras”, explicou Moacir.

Participaram das reuniões o gerente financeiro do Confea, William Kuhlmann, o assessor jurídico Luiz Gustavo e o superintendente do Conselho Jaceguáy Barros.

Encontro de Lideranças
O Encontro de Lideranças será realizado nos dias 21 e 22, no Hotel Nacional, em Brasília (DF). Além da palestra dos representantes do TCU, outros palestrantes abordarão a questão da ética e da transparência no Confea: o presidente Marcos Túlio abordará o assunto “O novo Confea”; o Ministro Waldir Pires falará sobre a Controladoria Geral da União (CGU) e o Jornalista Cláudio Weber Abramo, presidente da Organização Não Governamental Transparência Brasil, que apura denúncias de corrupção e informa a sociedade sobre atos antiéticos.

Por Mariana Zanatta
Da equipe da ACOM