Plenária contabiliza saldo positivo de evento em Barra do Garças

Cuiabá, 9 de maio de 2011

"Nós tivemos outras plenárias itinerantes, mas nenhuma foi tão rica em discussões como esta". A avaliação é do presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan, se referindo aos resultados positivos alcançados durante o 1º Encontro Institucional do Conselho realizado em Barra do Garças de 02 a 06 de maio deste ano.

Entre os itens enumerados pelo presidente em seu discurso a fiscalização nas cidades ao entorno de Barra do Garças, o curso e audiência pública sobre acessibilidade que contou com a participação de acadêmicos de engenharia da região, professores, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do Corpo de Bombeiros, sociedade e do Ministério Público local. O workshop de fiscalização, o seminário de inspetores e para finalizar o evento, a Plenária Itinerante.

Para valorizar os profissionais da região, Tarciso Bassan fez questão que o inspetor, Engenheiro Florestal Ronaldo Maran, e o fiscal Paulo Teodoro da Silva, ambos da inspetoria de Barra do Garças, fizessem parte da mesa do evento, ao lado do promotor de justiça do Ministério Público Estadual, Marcos Brant Gambier, do 2º vice-presidente do Crea-MT Waldomiro Teodoro dos Anjos e da diretora administrativa Marciane Prevedello Curvo.

"Quero hoje destacar as profissões deste Conselho, como o engenheiro, que deixam um legado importantíssimo para nossa sociedade, tendo em vista a realização desse evento em Barra do Garças pelo Crea-MT", destacou o promotor Marcos Brant. Segundo ele, a função de promotor não alcança resultados sem grades parceiros a exemplo da audiência pública sobre acessibilidade. "A minha missão no Ministério Público não seria bem desempenhada sem a ajuda de parceiros como vocês", avalia.

Após a abertura da Plenária nº 643, foi lido o documento produzido em 26 de abril, durante audiência pública sobre a Copa, a "Carta de Cuiabá", pelo técnico em Edificações Givaldo Dias Campos. Em seguida a superintendente Operacional Márcia Caldas apresentou à Plenária a Carta de Serviços do Crea-MT. Documento que imprime os compromissos do Conselho com a sociedade e, os serviços e prazos ofertados. "Ano passado recebemos a certificação do Gespública e tivemos 250 pontos. Este ano precisamos manter essa pontuação e com o lançamento da Carta de Serviços estamos comprovando nossa organização administrativa e nosso compromisso com a sociedade", destaca Márcia.

O evento ainda contou com a presença do palestrante João Antonio Alves que expôs sobre os gramados esportivos e a relação com o Engenheiro Agrônomo. Após os trabalhos de rotina da Plenária foi votada a cidade que receberá a Plenária Itinerante em 2012. Alta Floresta venceu com 15 votos dos 26 conselheiros. A justificativa é de que o norte do Estado ainda não foi contemplado com uma ação semelhante. Também foram colocados os nomes das cidades de Cáceres que teve sete votos, Nova Mutum com dois votos e Lucas do Rio Verde, também com dois votos.

Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT