Participantes se emocionam durante o Fórum de Mulheres

Vitória (ES), 20 de novembro de 2019.

Emoção. Esse foi o sentimento que marcou a 3ª Reunião do Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica, realizado na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Crea-ES. A palestra “Empreendedorismo e Felicidade”, ministrada por Flávia da Veiga,  professora de pós-graduação da Universidade Vila Velha (UVV),  os relatos de história de vida e de superação marcaram o fórum.

A vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes,  a comandante de Operação Ostensiva da Força Nacional, major Naima Huk Amarante a diretora-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-ES (Mútua-ES), engenheira geóloga e de Segurança do Trabalho Leila Issa, e a líder do Núcleo Vitória do Grupo Mulheres do Brasil, Geovana Ferreira, aceitaram o convite feito por Lúcia Vilarinho, eng. civil que presidente o Crea-ES, e participaram do evento.

Participação
A presidente do Crea-ES, que representa os Creas de todo o país no Programa Mulher, do Confea, convocou as mulheres a ocuparem seu espaço em todas as instâncias: “Este é o nosso local para troca de experiências, fortalecimento e integração em todas as esferas da sociedade. Quem não conhece uma mulher que tenha uma história que envolva trabalho e superação? É com essa determinação que vamos vencer os desafios”, destacou.

A presidente lembrou ainda que a data de 19 de novembro é dedicada ao Dia do Empreendedorismo Feminino, marco foi criado pela ONU, com o objetivo de valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras.

A vice-governadora, por sua vez, falou de sua experiência como empreendedora:  “Nossa vontade de vencer deve ser maior que nossos desafios. Quando eu era camelô, e o tempo estava chuvoso, me perguntavam: ‘você vai armar a barraca com essa chuva?’ E eu respondia: claro, vou vender guarda-chuvas. É assim que as mulheres devem se posicionar, com coragem e disposição, para que tenhamos voz”.
O público participou ativamente, como a professora Irene Pianissola, que fez um relato emocionante. Ela teve que se afastar do trabalho em função de uma doença degenerativa chamada Ataxia. Ao mesmo tempo em que iniciou seu tratamento, descobriu-se poetisa. “Fui da matemática à literatura, sempre em busca da felicidade”, confessou emocionada.

Palestra
Fundadora do movimento Be Happier, a palestrante Flávia da Veiga aconselhou a busca pela felicidade interior de cada pessoa. “Precisamos nos cercar de felicidade. A felicidade começa por você”, alertou.


Flávia da Veiga é graduada em Publicidade pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pós-graduada em Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio) e Comunicação Digital pela FGV-ES,  e estudou na Harvard Business School. Flávia preside o Conselho de Ética do Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo (Sinapro-ES) e é vice-presidente de Marketing do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do estado (Ibefes).


Anderson Chagas Neto
Assessor de Imprensa do Crea-ES

Conheça melhor o Crea-ES através do http://www.creaes.org.br