O que podemos aprender com Medelim?

Brasília, 15 de julho de 2024.


No último dia 14, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, esteve na Colômbia onde assinou um termo de cooperação com a Universidade de Medelim para capacitar profissionais do Brasil. Essa parceria é um reflexo do impressionante desenvolvimento que Medelim experimentou nas últimas décadas. 

Nos anos 1990, Medelim era a cidade mais violenta do mundo. Atualmente, Medelim é a segunda maior cidade da Colômbia ficando atrás apenas da capital do país, Bogotá. Por meio da aplicação de engenharia e tecnologia, a realidade dos 2,5 milhões de habitantes mudou drasticamente. Problemas de segurança pública, transporte, saneamento básico, meio ambiente e geração de renda foram solucionados, transformando Medelim em um exemplo de inovação urbana e desenvolvimento sustentável.

Essa transformação teve início em 2003 com a eleição do prefeito Sergio Fajardo e a equipe que ele formou, incluindo Alejandro Echeverri, considerado o pai do conceito de urbanismo social. Echeverri foi um dos líderes da estratégia de inclusão social de Medelim, um programa baseado no tripé educação, cultura e urbanismo, com ações focadas nas áreas mais pobres e com altos índices de criminalidade. O coração desse trabalho foi o Projeto Urbano Integral (PUI), que preparava as ações nos bairros de forma integrada entre as diferentes áreas do poder público, como transporte, saúde, cultura, espaço público e educação. Essa abordagem holística permitiu a execução de projetos coordenados que abordavam múltiplos aspectos da vida urbana, resultando em melhorias significativas na qualidade de vida e na redução da criminalidade. Foi assim que nasceu, entre outras iniciativas, uma nova política de mobilidade, hoje um case internacional.
 

Metrocables em Medelim


Ao comentar a experiência de Medelim, o presidente do Confea destaca o planejamento urbano voltado para ocupação da cidade pela população. “A transformação de Medelim é impulsionada por um desenvolvimento robusto e participativo, utilizando a engenharia no transporte e na infraestrutura como ferramentas essenciais", analisa Marchese.  Segundo Vinicius, há um projeto de mobilidade no qual os cidadãos priorizam o transporte público pela sua agilidade e eficiência. Um exemplo notável é o MetroCable, conhecido como teleférico, que facilita o acesso ao metrô para as populações das comunidades. Inaugurado em 2004, o MetroCable reduziu o tempo de viagem entre os bairros montanhosos e o centro de Medelim de duas horas para apenas 30 minutos. Esse impacto direto na acessibilidade e no tempo de deslocamento contribuiu significativamente para uma maior inclusão social.

Outra constatação de Marchese foi sobre os corredores verdes de Medelim. Há oito anos, teve início o programa Corredores Verdes para combater o calor extremo. A iniciativa inclui mais de 30 corredores, que conectam calçadas de ruas recém-arborizadas, jardins verticais, cursos d’água, parques e morros próximos. A ideia era interligar as áreas verdes de Medelim por meio de ruas e avenidas rodeadas por árvores e sombra. O projeto da cidade colombiana agora é conhecido mundialmente devido aos resultados expressivos obtidos no resfriamento da cidade. Além de reduzir o calor, especialistas afirmam que a iniciativa também melhorou a qualidade do ar e trouxe a vida selvagem de volta para a zona urbana. "Em tempos de aquecimento global, os corredores verdes oferecem uma solução popular, de baixo custo e acessível para várias cidades", comenta Marchese ao mencionar Medelim como exemplo de cidade inteligente. 

"Embora não seja necessariamente uma metrópole moderna do ponto de vista tecnológico, Medelim está comprometida com o desenvolvimento urbano. A cidade faz uso estratégico de infraestrutura e serviços, alinhados com o planejamento e gestão urbana necessários. As escadas rolantes na Comuna 13 são uma solução inteligente que melhora a mobilidade de moradores e visitantes.”

Vinicius em Medelim
Vinicius em Medelim

A Comuna 13 é uma comunidade localizada em San Javier, que passou por uma revitalização, tornando os espaços mais amigáveis para pedestres e criando áreas dedicadas a cultura e arte. O acesso à comuna se dá por um sistema de escadas rolantes elétricas – as únicas do mundo implantadas em uma favela. “É uma intervenção de infraestrutura focada na mobilidade, que também visava mudar a vocação econômica da área, do tráfico de drogas para o turismo, contudo a alteração de cenário resultou no encarecimento dos serviços na região. Embora o projeto tenha sido bem-sucedido, ele não se mostrou sustentável a longo prazo, pois a comunidade local não consegue mais arcar com o custo de vida. O problema mudou, e o debate agora é em torno de como permitir que a comunidade local volte a se apropriar deste espaço.”

Durante a visita técnica, o presidente teve a oportunidade de conhecer espaços que são conhecidos como “articuladores sociais”, como o Jardim Botânico, Parque Explora, Parque dos Desejos/Casa da Música, onde as pessoas se encontram, são centros de convivências. O Ruta N é outro projeto que merece destaque, pois é um centro de inovação e negócios, que conecta academia, empresas e Estado, para desenvolver o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação da cidade. “O espaço se transformou em um grande hub de inovação para toda a Colômbia. Hoje, é uma referência mundial na economia do conhecimento, mostrando a importância de valorizar não só a mão de obra, mas também as ideias”, detalha Vinicius. 

Por fim, Vinicius Marchese destaca que as lições aprendidas em Medelim podem servir como inspiração para muitas cidades no Brasil que enfrentam desafios semelhantes. "A transformação de Medelim é um exemplo claro de que, com planejamento urbano adequado e participação ativa da população, é possível criar cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis. A parceria entre o Confea e a Universidade de Medelim visa capacitar os profissionais brasileiros, trazendo essas inovações e conhecimentos para o Brasil, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável em nossas cidades".

A experiência de Medelim demonstra como a aplicação estratégica de engenharia e tecnologia pode transformar uma cidade, resolvendo problemas complexos e promovendo a inclusão social. A colaboração entre governos locais, instituições educacionais e a comunidade é essencial para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida.

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Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Future Transport e arquivo pessoal