Brasília, 20 de fevereiro de 2019.
Prestigiado por cerca de 800 participantes entre autoridades, senadores, deputados e líderes da política classista da área tecnológica brasileira teve início, na manhã de quarta-feira (20), na Capital Federal, o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea.
ÁLBUM DE FOTOS DO 8º ENCONTRO DE LÍDERES REPRESENTANTES
Em seu discurso de abertura, o eng. civ. e presidente do Confea, Joel Krüger, deu o tom que deve permear o encontro: a atuação parlamentar das lideranças do Sistema no Encontro. Ele destacou a importância da agenda a ser realizada amanhã, quinta-feira (21), no Congresso Nacional, apresentando alguns dos resultados obtidos. Ao falar sobre o anunciado desarquivamento do PL 13/13, que considera essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por engenheiros, arquitetos e agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público, Krüger afirmou que foram recebidas 44 assinaturas, “bem mais do que as 27 necessárias”. Para ele, a participação de todos “é fundamental”
Outros pontos destacados durante sua fala foram as recentes tragédias de Brumadinho e do Centro de Treinamentos do Flamengo e ainda a formação profissional. “Essas tragédias são o retrato de um país que há muito tempo deixou de se preocupar com a engenharia. Que cortou investimentos, que sucateou grandes empresas públicas, que não vê a necessidade de construir a engenharia pública da União. O Brasil não pode se tornar um país sem alvará de funcionamento”.
Quanto à formação profissional, ratificou a posição contra o ensino a distância em Engenharia e Agronomia: “Esse mesmo descaso com o país vem permitindo que a educação brasileira venha a ser achincalhada, quando constatamos a inércia para lidar com questões elementares como a propagação de cursos sem qualidade e a insistência em adotá-los por meio de um ensino a distância, ainda que contrariando todos os pareceres técnicos e científicos. Esse tipo de educação está longe de representar qualquer avanço, muito pelo contrário, ao menos no que se refere à forma como a modalidade vem sendo aceita para os cursos de Engenharia e Agronomia”.
Dispositivo de honra
A abertura do Encontro teve um dispositivo de honra formado pelo eng. civ. Joel Krüger; pela eng. civ. Fátima Có, presidente do Crea-DF; senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL); eng. civ. e deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR); deputado distrital Rogério Negreiros (PSD-DF); eng. agr. Francisco de Almeida que preside o Crea-GO e coordena o colégio de presidentes de Creas; eng. civ. e presidente da Mútua, Caixa de Assistência, Paulo Guimarães; pelo eng. agr. Kleber Sousa dos Santos, coordenador das Câmaras Especializadas de Agronomia; eng. civ. coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e presidente nacional do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape), Wilson Lang; eng. civil e presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro; eng. civ. presidente da Associação dos Engenheiros de Santa Catarina, engenheiro civil Carlos Nakazima e pelo eng. ambiental que coordena o Colégio de Entidades Regionais e preside a Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais, Helder Nocko.
Presenças
Além de parlamentares e entre as lideranças da política classista da área tecnológica, conselheiros federais – titulares e suplentes -, presidentes de Creas e de entidades nacionais, coordenadores de Câmaras Especializadas, diretores da Mútua, caixa de assistência, e os ex-presidentes do Confea, os eng. civ. Henrique Luduvice, Wilson Lang, Marcos Túlio de Melo e José Tadeu da Silva estiveram na abertura do 8º Encontro de Líderes Representantes. O general Osvaldo Pereira, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e o ex-ministro do Trabalho Helton Yomura também prestigiaram o evento.
Reconhecimento
Ao final da cerimônia, foram entregues certificados para os ex-coordenadores de Câmaras Especializadas e para os coordenadores do Colégio de Presidentes de Creas que cumpriram o mandato no ano de 2018 e “pins” para os conselheiros federais. Confira:
Coordenadores
Eng. agrimensor Joseval Costa Carqueija e a coordenadora adjunta, geógrafa – Uiara Martins de Carvalho.
Eng. agrônomo Kleber Souza dos Santos e o coordenador adjunto, eng. agrônomo – Cid Muraishi.
Eng. civil Carlos Domingues e Silva e o coordenador-adjunto, eng. civil Jorge Luiz de Mattos.
Eng. eletric. Jovanilson Faleiro de Freitas e a coordenadora adjunta, eng. eletric. – Cristina de Abreu Silveira.
Eng. industrial Juarez Botelho da Costa Júnior e o coordenador-adjunto eng. Januário Garcia
Eng. de alimentos Marcelo Alexandre Prado e o coordenador adjunto, eng. Luis Sidnei Barbosa Machado.
Geólogo Ronaldo Pedro Ferreira Sousa.
Eng. civil e de segurança do trabalho Luiz Antônio de Melo e o coordenador-adjunto, eng. químico Luiz Alexandre Mosca Cunha.
Eng. ftal José Robrto da Silva, e o coordenador-adjunto, eng. ftal. Rafael de Souza Macedo.
Eng. civil Marcelo Daniel de Barros Melo e o coordenador-adjunto, eng.civil Manoel Ramos Filho.
Os eng. agrônomos Francisco de Almeida e Arício Resende Silva receberam certificados pela coordenação do Colégio de Presidentes de Creas, assim como Wilson Lang e Vanderli de Oliveira, engenheiros civis que coordenaram o Colégio de Entidades Nacionais (Cden).
Conselheiros
Os conselheiros com mandatos vigendo entre 2019/21 receberam os pins.
Confira:
Eng. agr. Annibal Lacerda Margon e eng. agr. José Augusto do Nascimento; eng. mec. Carlos de Laert Oliveira e eng. mec. Virginio Augusto de Souza; eng. civil Carlos Eduardo Vilhena Paiva e eng. civi Carlos Eduardo de Souza; eng. agr. Luiz Antônio Luchesi e eng. agr. Adriel da Fonseca; eng. eletric. Modesto dos Santos Filho e eng. eletric. Railton da Costa Salustino; geólogo Waldir Duarte Costa Filho e eng. mec. Ernando Alves do Nascimento.
Realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o Encontro terá três dias de duração, com uma programação que inclui palestras e reuniões dos diversos fóruns consultivos que formam o Sistema (veja programação completa), além do cumprimento de uma agenda de audiências no Congresso Nacional. Marcadas com parlamentares, as audiências têm como pauta principal a defesa de Projetos de Lei considerados de interesse para a valorização dos cerca de 1 milhão e 300 mil profissionais das áreas de engenharia, agronomia, geografia, geologia e meteorologia normatizados e fiscalizados pelo Sistema Confea/Crea.
Maria Helena de Carvalho e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea