Campo Grande, 28 de novembro de 2024
“Este estado vai se destacar, Mato Grosso do Sul vai se desenvolver acima da média dos demais estados”, assim o presidente do Confea, Vinicius Marchese, abriu a última reunião do ano do Colégio de Presidentes, que está sendo realizada em Campo Grande nestas quinta e sexta-feira. Marchese atribuiu o destaque do estado ao fato do planejamento do governador, Eduardo Riedel, de contemplar todos os engenheiros do estado, até setembro de 2026, com pelo menos o salário mínimo profissional. O Colégio de Presidentes é o fórum que reúne os dirigentes de todos os Creas, do Confea e da Mútua.
O vice-governador, José Carlos Barbosa, participou da abertura e, ao dar boas-vindas aos presidentes de Creas a Campo Grande afirmou enxergar como indissociável o crescimento e a valorização da classe engenheira. “Agora, Mato Grosso do Sul chama a atenção, é a bola da vez do investimento nacional, é o estado que mais devolve à população seus tributos”, informou.
O deputado estadual Renato Câmara também estava presente e comentou sobre um projeto conjunto entre Assembleia Legislativa, Crea-MS, Tribunais de Justiça e cartórios: padronização de encaminhamentos, facilitando o dia a dia dos profissionais. “Tenho a convicção de que um conselho forte são engenheiros fortes, com representatividade. Hoje aqui é uma representação dessa força”.
No período da tarde, o destaque ficou por conta da assinatura simbólica da 4ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização que será realizada em indústrias de celulose e usinas fotovoltaicas de Campo Grande e Ribas do Rio Pardo (MS), nos dias 9 e 10 de dezembro.
Após firmar o protocolo de intenções, a presidente Vânia Mello agradeceu a parceria tanto do Confea quanto dos fiscais de outros Regionais que irão integrar a iniciativa. “Que esta ação traga resultados para todos os Creas envolvidos”, disse a liderança do Crea-MS, que teve a fala complementada pelo presidente do Confea. “A força-tarefa é uma realidade e tem gerado ganhos de fiscalização e eficiência, mas também de experiência e troca de informações. É o Confea atuando com os Creas para ter mais evolução”, disse Vinicius Marchese.
A iniciativa de caráter educativo, que já foi promovida em Salvador (BA), Rondon (PA) e Boa Vista (RR), tem o objetivo de aprimorar a eficiência das ações de fiscalização dos Creas, por meio da padronização de procedimentos. Veja aqui detalhes sobre os objetivos da Força-Tarefa Nacional.
Inovação
Com foco na inovação dos serviços, o Crea-SC apresentou ao colegiado a e-CAT - Certidão de Acervo Técnico Eletrônica e gratuita, que agilizará o registro da ART - Anotação de Responsabilidade Técnica no acervo do profissional, simplificando seu processo de comprovação. O serviço é pioneiro no Brasil dentro do Sistema Confea/Crea e a solicitação é realizada de forma rápida e inteiramente online, com disponibilidade de acesso via gov.br, como explicou o presidente Kita Xavier. “É simples, ágil e seguro”, afirmou. Saiba mais sobre essa novidade.
Beatriz Leal e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea