Comitê Gestor lapida programação do Programa Mulher na 79ª Soea

10 de setembro de 2024


Na manhã desta terça-feira, as integrantes do Comitê Gestor do Programa Mulher do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) estudaram minuciosamente a proposta de programação do painel do Programa durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (79ª Soea) e pensaram novas maneiras de redistribuir as palestrantes. A 79ª Soea será realizada de 7 a 10 de outubro próximos, em Salvador, BA.

Além disso, cogitaram maneiras de sensibilizar profissionais em todo o país para participarem do painel. “Podemos acionar as coordenadoras dos Programas Mulher regionais e solicitar que elas engajem as participantes locais”, sugeriu Elaine Silva, representante do Colégio de Entidades Nacionais no Fórum. Elaine foi endossada por todas as presentes: a conselheira federal Carmem Petraglia, a representante das Coordenadorias de Câmaras Especializadas, Kátia Diniz, a gerente de Relações Institucionais, Mônica Lannes, a analista Kaori Akagi e a assessora do Programa Mulher do Crea-DF, Camila Lobão. A presidente do Crea-MS, Vânia Abreu, participou remotamente representando o Colégio de Presidentes. “Temos dificuldade porque não somos comunicadoras, somos engenheiras”, afirmou Elaine, “então, a capilaridade do próprio programa é nossa melhor ferramenta”.

Entre os outros assuntos discutidos durante a reunião esteve justamente o planejamento de uma comunicação estruturada para o Programa. A aprovação do projeto para apoiar mulheres vítimas do desastre do Rio Grande do Sul durante a reconstrução do estado foi outro ponto destacado pela líder da reunião, a conselheira federal Carmem Petraglia. “Nós já contamos muito as histórias das engenheiras que vieram antes de nós. Isso é muito importante. Mas agora estamos em um momento de olhar mais para o futuro das mulheres e das novas profissões, do empreendedorismo. Temos tido muitos eventos dos Programas Mulher nos Estados que estão trabalhando dentro dessa linha, mas trabalhando da sua forma regional. Isso é muito importante porque no final você tem um movimento no Brasil todo, então isso é muito importante”, contou Carmem.

Outro ponto comemorado por Petraglia foi o avanço na formalização do Programa Mulher durante o ano de 2024. “Tivemos bastante progresso no nosso planejamento. Há a perspectiva de uma maior formalização do Programa para que ele tenha mais institucionalidade. Ainda é um estudo, mas está no horizonte”. O próximo evento do Programa Mulher será realizado durante a programação na 79ª Soea, de 7 a 10 de outubro próximo, em Salvador, BA. Após essa oportunidade, o Comitê Gestor do Programa Mulher volta a se reunir em novembro.

Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Gabriela Arruda