Brasília, 19 de setembro de 2023.
A Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) promove de 18 a 20 de setembro, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Cefet-RJ, o 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) e o 6º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia. Com o tema “Desafios do Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação em Engenharia”, o Congresso discute aspectos relacionados à educação em Engenharia, à pesquisa e à extensão, com o objetivo de debater filosofias e paradigmas do processo de ensino e aprendizagem de Engenharia e Tecnologia, como aprendizagem ativa, múltiplos saberes, atuações do engenheiro, entre outros.
O presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, participa do evento ao lado dos conselheiros federais eng. civ. Daltro Pereira, eng. eletric. eletron. Genilson Pavão, eng. civ. Carmem Lúcia Petraglia e eng. agr. Luiz Lucchesi, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap). O Confea é patrocinador do evento.
Em suas palavras, o presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, saudou os participantes destacando a importância dos eventos para as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua para a qualificação dos cursos, para a formação dos profissionais, professores, pesquisadores e extensionistas, para o fortalecimento das empresas de engenharias, das instituições de ensino, pesquisa e extensão. “Esse fortalecimento é compatível com o avanço tecnológico da Engenharia, da Agronomia e das Geociências”.
Ainda conforme Evânio Nicoleit, tanto o Congresso, como o Simpósio contribuem para o compartilhamento de conhecimentos, experiências, tecnologias e inovações na educação em engenharia. “O Cobenge se junta aos grandes eventos técnicos nacionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, a exemplo da 78ª Soea, que ocorreu em Gramado/RS de 08 a 11 de agosto com quase 6000 participantes, entre profissionais, estudantes, pesquisadores, engenheiros, agrônomos e geocientistas”.
O presidente em exercício destacou que o Cobenge aprofunda assuntos como: Política Educacional Superior para o Exercício Profissional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências; - Qualidade na formação superior da Engenharia, da Agronomia e das Geociências: critérios e procedimentos de regulação e supervisão das IES no Brasil; Qualidade do Processo de Formação dos Futuros Profissionais a serem acolhidos pelo Sistema Confea/Crea; sobre como podem ser concebidas as diretrizes curriculares para a engenharia, para a agronomia e para as geociências a partir de uma visão estratégica de futuro e de soberania nacional, na perspectiva de um Projeto de Desenvolvimento Nacional e demandas da sociedade brasileira para a Engenharia, Agronomia e Geociências; diversidade, equidade, valorização profissional e inclusão, citando iniciativas do Sistema como o Programa Mulher, Programa Crea-JR e Programa Crea Jovem.
“Temos avançado muito nos últimos anos nestas pautas, alinhadas aos ODS e à agenda 2030, inovação, tecnologia, sustentabilidade, mudanças climáticas, gestão de riscos e desastres, eficiência e transição Energética, inteligência artificial, certificação profissional (mobilidade profissional internacional - OEP), acreditação acadêmica (mobilidade acadêmica) com vistas à inserção internacional da nossa engenharia. Teremos a oportunidade de ouvir especialistas, Rever amigos e Colegas, ampliar as redes de contato, para que possamos criar conexões significativas, compartilhar experiências com temas estratégicos tanto para a academia, para profissionais e estudantes, nossos futuros profissionais, como para o país”.
Ao ressaltar o apoio financeiro do Confea ao evento, o presidente em exercício destacou a parceria com instituições de ensino nacionais e com os regionais, na perspectiva da internacionalização das atividades, visando a mobilidade acadêmica e a inserção profissional.
“Parabenizamos a Abenge por sua presidente, professora engenheira Adriana Tonini, ressaltando sua posição para caminharmos juntos em prol dos futuros profissionais, e pela comissão organizadora deste grandioso evento. Parabenizamos aos palestrantes e participantes presentes. Seu compromisso e dedicação são fundamentais para o sucesso do evento”, disse, lembrando sua felicidade em ser professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, em Criciúma-SC.
Confira a programação do Cobenge
O Cobenge discute aspectos como:
• Perfil do egresso e formação por competências
• Projeto e gestão de cursos
• Métodos e meios de ensino/aprendizagem
• Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
• Formação cidadã
• Acolhimento de ingressantes, evasão e acompanhamento de egressos;
• Formação pedagógica dos professores
• Avaliação institucional e de cursos de engenharia
• Programas especiais
• Intercâmbio, mobilidade acadêmica e dupla diplomação
• Interação com o Ensino Fundamental e Médio
• Hélice tríplice: Governo, Universidade e Indústria
Gestores de instituições de Engenharia, coordenadores de cursos, representantes de conselhos, entidades, empresas e organizações relacionadas à engenharia, além de professores, estudantes, pesquisadores e profissionais. “Entre os objetivos do evento estão, estimular discussões de formas de inovar no âmbito da educação em engenharia; discutir novas estratégias pedagógicas, formas de avaliação da qualidade do ensino/aprendizagem, bem como soluções que englobem multidisciplinariedade e/ou interdisciplinaridade e ainda promover questionamentos em torno da busca pela solução de problemas de retenção e evasão de cursos até a definição de requisitos para uma formação cidadã nas áreas de engenharias e tecnologias, com um olhar inovador”, segundo explica a presidente da Abenge, eng. civ. Adriana Tonini.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea
Com a colaboração de Alessandra Porto (Sepat)