Força feminina nas Engenharias: Fameag, farol da igualdade profissional

Joel
Presidente Joel Krüger saúda o lançamento da Federação de Associações de Mulheres

Brasília, 21 de julho de 2023.

Um marco histórico foi alcançado nesta quinta-feira (20/07), quando a Federação de Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências (Fameag) foi fundada oficialmente, durante evento na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) ,representando um avanço significativo para as mulheres do setor.

Representando 11 estados do Brasil, as engenheiras se uniram em torno de um propósito para reforçar a luta pela igualdade profissional.

O momento tem como propósito a promoção do empoderamento feminino nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, fortalecendo a presença e a influência das mulheres em um setor tradicionalmente dominado por homens.

Fameag
Representantes da reunião de instalação da Fameag



A Fameag surge para valorizar, capacitar e união das mulheres profissionais, atuando no sistema Confea/Crea e Mútua.

Com representantes em todos os estados do Brasil, a federação visa garantir que as vozes das mulheres sejam não apenas ouvidas, mas também difundidas, reconhecendo suas contribuições nesse campo.

O presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, enfatizou o significado desse momento icônico: "Essa conquista nos dá esperança e entusiasmo para acreditarmos em um futuro verdadeiramente inclusivo e equitativo. Estou muito feliz por vocês e espero que a fundação oficial do Fameag traga muitas conquistas para esse grupo que tem, em sua essência, a força feminina. Precisávamos de uma federação como essa para fortalecer a importância das mulheres nesse cenário”, destacou.

A presidente da Fameag, engenheira civil, Poliana Krüger, fez questão de agradecer o apoio. “Você foi quem colaborou com essa conquista. Abriu portas e tornou esse sonho possível”, agradeceu.

Fameag
Onze representantes participaram da fundação da entidade



O vice-presidente do Crea-SP, engenheiro civil e de produção, Mamede Júnior, também participou do encontro. “Parabéns a vocês por esta conquista.”, disse.

"A Fameag é sinônimo de união. A união dessas associações impulsionará o intercâmbio de ideias e boas práticas, expandindo o alcance das iniciativas bem-sucedidas para alcançar todos os cantos do Brasil”, destacou Poliana.

Ela ainda reforçou o que sonha para a Fameag daqui pra frente. “A federação é uma sementinha que semeamos e vai crescer e dar muitos frutos. Estou muito emocionada com essa conquista para todas as profissionais da engenharia, agronomia e geociências”. 
 

Fameag
Presidente do Crea-SP, eng. Vinicius Marchese, e presidente da Fameag, eng. civ. Poliana Krüger, durante o lançamento da entidade


O engenheiro Vinicius Marchese, presidente do Crea-SP, reforçou o propósito da Fameag: "Essa federação tem o olhar voltado para o futuro, onde a igualdade de gênero será a realidade absoluta na engenharia, agronomia e geociências".


“Representando onze estados do Brasil, as engenheiras da Fameag uniram suas vozes em prol de uma causa transformadora”, finalizou Poliana.

Estiveram presentes:

* Adriana Resende, da AMEAG-DF
* Fernanda Maria de Felix Vanhoni, AME-SC
* Ivínia Etelvina Sanches, AMEAG RR
* Janeth Fernandes da Silva, AMEAG AM
* Katia Lemos Diniz, AMEAG PB
* Luíne Vieira da Silva, AMEAG CE
* Márcia Helena Laino, AMEAG PR
* Mariana Costa, AMEAG SP
* Michele Costa, AFEAG BA
* Paloma Evangelisma Lemos, AME RN
* Poliana Siqueira Kruger, AMEAG SP
* Sueleide Pinheiro Monteiro, AMEAG TO
* Izildinha Valéria de Aguiar Nascimento, AMEAG SP
* Maria Amelia de Araújo, AMEAG SP

Equipe de Comunicação do Confea