Brasília, 4 de maio de 2023.
Engenheiros agrônomos e lideranças do segmento prestigiaram a sessão solene na Assembleia Legislativo de Santa Catarina, no dia 27 de abril, que marcou os 40 anos do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC).
O gerente regional do Centro-Oeste do Confea representou o presidente do Confea, Joel Krüger. Jorge Dotti Cesa, que é associado do Seagro-SC e já presidiu a entidade, enfatiza a relevância dessas instituições para o Sistema. “As associações e sindicatos de profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências são a base da estrutura do Sistema Confea/Crea e Mútua. Essas entidades é que elegem os conselheiros que constituem as câmaras especializadas, as comissões e o plenário de cada Conselho, esse último a instância máxima de cada regional", afirma Dotti.
Especificamente sobre o Seagro-SC, Dotti frisa que o sindicato sempre se destacou pela atuação direta nas lutas e conquistas para os engenheiros agrônomos do estado e também pela participação ativa e qualificada de seus conselheiros regionais no Crea-SC. “Outra característica peculiar do Seagro-SC é ser o único sindicato exclusivo de engenheiros agrônomos em atividade ininterrupta no Brasil desde sua fundação, em 29 de abril de 1983”, pontua o gerente que, na ocasião, entregou a Agenda Legislativa Prioritária do Sistema para os deputados engenheiros agrônomos José Milton Scheffer e Marquito. A publicação do Programa Mulher do Confea também foi oferecida à diretora e conselheira regional representante do Seagro-SC junto ao Crea-SC, Fabiana Branco.
Proponente da sessão solene, o deputado estadual José Milton Scheffer enalteceu a atuação do Sistema. "Precisamos valorizar nossas entidades de classe e nosso conselho profissional", ressaltou.
Entre os homenageados pelo Legislativo catarinense, destaque para o atual presidente do Seagro-SC, Eduardo Piazera. O presidente da Mútua, Francisco Almeida, e o diretor do Crea-SC Gilson Gallotti, ambos engenheiros agrônomos, também prestigiaram o evento.
Equipe de Comunicação do Confea