Brasília, 23 de novembro de 2020.
As unidades do Confea e os Creas estão sendo convidados a utilizar uma solução de videoconferência cujo uso de licença foi adquirido pelo Confea por 36 meses. É a StarLeaf, ferramenta de origem inglesa criada em 2008 e semelhante a outras tecnologias de conversação que foram, inclusive, utilizadas em reuniões mantidas pelo Sistema Confea/Crea ao longo deste ano. Até o momento 15 Creas já aderiram, mas a expectativa é que outros Regionais participem da iniciativa, além das unidades organizacionais do próprio Confea. O contrato prevê o uso de até 60 licenças.
Segundo o gerente de Tecnologia da Informação do Confea, Rodrigo Borges, a proposta estava sendo analisada desde o ano passado e estava prevista no Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI de 2020-2022. “Havia uma necessidade muito grande por uma solução desse tipo para o Sistema. A pandemia fortaleceu a importância dessa plataforma de caráter corporativo. E todo mundo aprendeu a usar e ver sua praticidade. As empresas facilitaram seu uso para diversos clientes em caráter demonstrativo, e por meio de uma empresa parceira, utilizamos a Cisco Webex gratuitamente durante cerca de oito meses. Agora, após o processo licitatório o Confea e os Creas que se manifestaram poderão usar a plataforma contratada, sendo uma opção para possíveis necessidades operacionais”, comenta.
Confira os Regionais já atendidos pela ferramenta:
Crea-AL Crea-AM
Crea-AP Crea-BA
Crea-ES Crea-MA
Crea-MT Crea-PA
Crea-PB Crea-PR
Crea-RJ Crea-RR
Crea-SC Crea-SE
Crea-TO
Fiscal do contrato, o assistente da Gerência de Tecnologia da Informação do Confea Fernando Henriques informa que a estrutura da ferramenta tem funcionamento similar a outras como Cisco Webex e Zoom. “Ela atende às principais demandas desse tipo de necessidade, em relação à interação, oferecendo uma qualidade excelente por meio de uma plataforma mais leve”, diz, informando que o processo licitatório foi iniciado em abril do ano passado.
Segundo ele, a StarLeaf foi utilizada pelos conselheiros João Carlos Pimenta e Luiz Lucchesi nas plenárias 1548 e 1549, realizadas na semana passada. “Esta semana, já temos o desafio da realização de cinco reuniões de coordenadorias por meio dessa solução”, aponta, referindo-se às reuniões das coordenadorias nacionais das câmaras especializadas de Engenharia Industrial, Engenharia Florestal, Geologia e Engenharia de Minas, Engenharia Química e Engenharia Civil, que transcorrem em formato híbrido, com parte do público presente em Brasília.
Chat, convite e gravação
Alguns usos serão feitos apenas pelos gestores das unidades organizacionais, outros poderão ser feitos por todos os usuários da ferramenta. “Cada unidade que tiver interesse, poderá pedir uma licença. Esse usuário licenciado poderá ter acesso à gravação, tempo ilimitado de reuniões e possibilidade de reunir até 100 participantes por sala virtual. Já os demais usuários, têm algumas restrições. Eles só poderão fazer reuniões com limite de 40 minutos e não terão a possibilidade de gravação pela solução”, descreve.
A solução também disponibiliza, tanto aos usuários básicos como os licenciados, o bate-papo, podendo os empregados criarem grupos específicos para troca de informações institucionais.
Fernando Henriques esclarece ainda que os usuários externos recebem o convite por e-mail. “Daí ele pode tanto baixar o aplicativo como usar a solução pelo navegador”, diz, informando que todo o uso e armazenamento dos dados é feito por meio da tecnologia de “nuvem”.
Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea