Congresso em Maringá reúne lideranças da engenharia civil de todo o país

Curitiba, 18 de novembro de 2015.

A cidade de Maringá sedia entre os dias 18 a 20 de novembro a 21ª edição do Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (Cbenc). Com o tema “Engenharia civil: sinônimo de tecnologia e desenvolvimento nacional” vai reunir representantes do segmento, além de profissionais das principais entidades de classe, professores e especialistas da categoria junto às principais entidades do segmento. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) e conta com apoio do Confea, do Crea-PR e da Caixa de Assistência aos Profissionais (Mútua).

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis, o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e engenheiro civil Francisco José Teixeira Coelho Ladaga, “o Cbenc é o principal encontro da categoria e baliza instrumentos e normatizações junto ao Governo Federal, Estadual e Municipal para o desenvolvimento das cidades e do país, como um todo. Mais uma vez debateremos temas relevantes para a melhoria da infraestrutura e logística do país, que tem o profissional da engenharia civil como seu representante”, ressalta.

Durante o 21º Cbenc serão discutidos temas de fundamental importância para a profissão, que possui mais de 340 mil profissionais registrados em todo o país. “Dentro do Sistema Confea/Crea, a engenharia civil é a profissão mais representativa. Infelizmente, muitos gestores públicos não reconhecem a importância dos engenheiros civis dentro dos quadros públicos. Por isso, sem projetos consistentes, governos estaduais e prefeituras ficam impedidos de obter recursos federais para a realização de obras de infraestrutura, muitas vezes fundamentais como saneamento básico, creches, postos de saúde, entre outros”, destaca.

Palestras
O presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, realizará palestra sobre mobilidade urbana. Especialista em engenharia de transportes, com ênfase em planejamento e organização do sistema de transporte mestre em educação para o trânsito ele abordará em sua palestra a mobilidade como forma de viabilizar o acesso de todos aos espaços públicos.

As palestras também abordarão temas como o planejamento urbano de Maringá e Curitiba, a atuação do engenheiro civil e os desafios do ensino da engenharia e soluções sustentáveis de engenharia. O congresso deve reunir aproximadamente 300 profissionais de todo o Brasil.

Segundo Ladaga, o evento que também tem por objetivo aproximar os executores dos tomadores de decisões deste mercado e como finalidade organizar e colaborar com o exercício da engenharia civil. “É aqui que somamos esforços, necessidades e projetos para concretizarmos projetos cada vez mais exemplares”, completa.


Sobre a Abenc
A Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), entidade civil sem fins lucrativos, volta-se ao aperfeiçoamento técnico, científico e cultural desses profissionais e está permanentemente focada no desenvolvimento nacional, com ênfase para o bem-estar da população. Atua em todo o território brasileiro, como entidade federativa. No âmbito nacional possui Diretoria Nacional, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo. No âmbito regional possui departamentos, que congregam os membros domiciliados nas suas respectivas áreas.

Serviço
21º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (21º Cbenc) – Engenharia Civil: Sinônimo de Tecnologia e Desenvolvimento Nacional
Local: Auditório da Regional Maringá do CREA-PR – Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1139 – Maringá – PR
Abertura dia 18 de novembro – 20h
Palestras: Dias 19 e 20 de novembro das 8h30 às 12h e das 14h às 18h.
Inscrições e informações: http://www.abenc.org.br

 

Ascom Crea-PR