Crea-BA treina funcionários do interior para implantação do Sitac

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA) iniciou nesta semana, em Jequié, o treinamento do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac) com os assistentes administrativos das inspetorias regionais de Jequié, Vitória da Conquista, Brumado, Guanambi, Eunápolis, Ilhéus e Itabuna. O Sitac deverá estar em pleno funcionamento na segunda quinzena do mês de maio.

De acordo com a supervisora de atendimento do interior, Isis Figueiredo, a próxima turma a ser treinada será formada pelos assistentes administrativos dos regionais de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa e Seabra. O treinamento será realizado na Inspetoria de Barreiras. “Faremos o mesmo curso em Juazeiro com os funcionários de Paulo Afonso, Jacobina, Irecê, Ribeira do Pombal e Juazeiro e em Salvador com os assistentes administrativos de Feira de Santana, Camaçari, Alagoinhas, Lauro de Freitas, Santo Antonio de Jesus, Valença, Cruz das Almas, Itaberaba, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. No período do treinamento, algumas inspetorias terão o horário de funcionamento alterado”, informa, destacando que, devido à capacitação, as inspetorias de Jequié, Eunápolis, Brumado, Guanambi e Itabuna ficarão fechadas nos dias 8, 9 e 10 de abril.

Sob a responsabilidade da coordenação de Registro e Cadastro (Corec), o sistema corporativo, que gerencia documentos ligados às rotinas técnicas, administrativas e operacionais do Conselho foi eleito em 2014 a partir da análise dos gestores dos Creas de cinco regiões do Brasil, como a ferramenta mais adequada para atender o Sistema Confea/Crea.

Com um custo mais baixo, a ferramenta aproxima o profissional ao conselho, amplia o acesso e a celeridade no pré-atendimento e redireciona os colaboradores no processo de atendimento direto ao cliente. A tecnologia está mais alinhada a sistemas atuais, além de facilitar o trâmite eletrônico de documentos para registro e cadastro, diminuindo a emissão de papel.

De acordo com o coordenador de Registro e Cadastro do Crea-BA, Luís Assis, ao possibilitar a utilização de dispositivos móveis, o novo Sitac garantirá maior celeridade no atendimento por meio de documentos enviados eletronicamente. “O cruzamento de dados e uma estrutura de informação integrada entre os Creas e o Conselho Federal, bem como entre a sede e as inspetorias,também faz parte das mudanças”, adianta, destacando que o Sitac também se configura como um novo desafio para a aprendizagem e o desempenho dos empregados.


Por dentro do Sitac


O que é?

Sistema corporativo que permite o gerenciamento de documentos ligados às rotinas técnicas, administrativas e operacionais do Crea.

Na prática, quais os benefícios do Sitac?

No ambiente público permite que a sociedade tenha acesso às diversas informações e serviços oferecidos pelo Conselho.

No ambiente profissional é garantida a interação online com o Crea, por meio de solicitação de serviços - impressão de boletos bancários de anuidades, registro e baixa de ARTs, emissão de CATs, cadastro de protocolos, agendamentos para atendimentos presenciais - e acompanhamento dos mesmos sem precisar vir ao Conselho.

No ambiente corporativo, os funcionários poderão enviar e-mails em bloco, analisar solicitações de serviços, criar agendas, visualizar e manipular dados dos profissionais, empresas e outros clientes externos.

No ambiente conselheiro temos a interação do Conselheiro com diversas informações no banco de dados do Sistema corporativo. O Sistema identifica o profissional que está com o mandato de Conselheiro vigente e permite que o mesmo tenha acessos privilegiados no ambiente Profissional como: visualização de reuniões, acesso a documentos, no formato digital, que foram distribuídos para julgamento, inclusão de parecer no processo e etc.

Quem vai utilizar? E quais os públicos beneficiados com o novo Sitac?

As funcionalidades do Sitac beneficiam diferentes públicos. No ambiente corporativo, funcionários e conselheiros. O ambiente externo, inclui os profissionais registrados no Crea, as instituições de ensino, os estudantes dos cursos tecnológicos e a sociedade.

Quando será implantado?
18 de maio

O Sitac é utilizado por outros Creas e/ou órgãos públicos?

Sim. Os Creas RN, PB, AL, SE, ES, PI, MA, PA, AP, RR, e AC já migraram para o Sitac. Algumas prefeituras e Conselhos de Arquitetura e Urbanismo também utilizam.

Rotinas alteradas

-Redução de gastos com papel
-Tramitação eletrônica dos documentos para registro e cadastro de pessoas físicas e jurídicas.
-Acompanhamento eletrônico de processos diretamente pelos profissionais.
-Integração de todos os processos – atendimento, registros, fiscalização, protocolos, emissão de documentos, denúncias e cobrança.

Assessoria Crea-BA