Brasília, 4 de junho de 2014.
No dia 4 de junho, comemora-se o dia do Engenheiro Agrimensor. Esse profissional conhece as características topográficas, geológicas e geodésicas do país e é capaz de realizar análises cartográficas. O Engenheiro Agrimensor é capaz de prever parte do custo de uma obra, ou até mesmo, que cuidados os profissionais que trabalham em determinado terreno terão de tomar para evitar acidentes.
Responsável por uma das mais antigas áreas da Engenharia, o engenheiro agrimensor é o profissional capacitado a realizar demarcações de terras em áreas urbanas e rurais, e ainda a aferição de limites territoriais. Sua atuação vai desde o início das obras até a mensuração do empreendimento concluído. Também é ele quem executa, orienta e gerencia atividades relacionadas à topografia, geodésia, batimetria e cartografia.
A modalidade tem crescido junto ao desenvolvimento do setor. No Brasil, 12 instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação oferecem o curso. Atualmente, 12,3 mil engenheiros agrimensores estão cadastrados no Sistema Confea/Crea, um número que deveria ser maior para atender um país com dimensões continentais e que ainda possui um elevado número de áreas a serem demarcadas, em seus mais de 8,5 milhões de Km².
Equipe de Comunicação do Confea