Abertura do VI Seminário Nacional de Acessibilidade

Teresina, 9 de maio de 2011

Teve início na manhã desta quarta-feira (4), o VI Seminário Nacional de Acessibilidade. O evento está sendo palco de discussões sobre políticas públicas que visam eliminar as barreiras e proporcionar a todas as pessoas o direito de ir e vir com segurança. Na palestra de abertura estiveram presentes representantes de diversos órgãos públicos, além de pessoas com deficiência, profissionais e estudantes da área tecnológica.

A deputada Flora Izabel, ressaltou a importância do evento para a capital e a importância se discutir formas de transformar o discurso de locais acessíveis em uma prática, "acessibilidade é mais do que construir rampas, é construir rampas de forma adequadas, é atender as necessidades de qualquer pessoa com deficincia, seja ela visual, auditiva, de locomoção.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí, José Borges de Sousa Araújo, destacou a necessidade de mobilização da sociedade como um todo e dos profissisonais da área de tecnologia, para que estes possam está aptos a desenvolver uma cidade acessível. "Não podemos nos acomodar, temos que está constantemente nos aperfeiçoando para que possamos proporcionar a igualdade entre todos", finalizou o Presidente.

Exemplos que tem dado certo em todo o país foram mostrados pelo coordenador adjunto do GT do Crea-CE, José Fernando Zornitta e pelo presidente do Crea-PR, Álvaro Cabrini Júnior,que expôs ações que tem transformado o atendimento no Conselho do Paraná e, através da fiscalização, tem exigido nas obras que sejam atendidas as normas impostas pela NBR 9050 da ABNT.

Jéssica Santos e Thais Loiola
Assessoria de Comunicação do Crea-PI