Workshop no Crea-MS debateu normas de mineração

Quinta-feira, 5 de maio de 2011.

Auditório do Crea-MS lotado de profissionais no workshop sobre normas de mineraçãoFoi realizado na manhã de quarta-feira (4), na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), o workshop Aplicação das Normas Reguladoras da Mineração  NRMs em MS. Direcionado a profissionais da área, representantes de sindicatos, funcionários públicos, prestadores de serviços, estudantes e demais interessados, o palestrante e engenheiro de minas Luiz Cláudio Souza, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM-MS), apresentou as 22 normas de mineração fundamentadas na produtividade, segurança e saúde do trabalhador e preservação ambiental nas atividades da indústria mineradora.

De acordo com o presidente da Associação Profissional de Geólogos do Estado de Mato Grosso do Sul (Aprogeo) e superintendente do DNPM-MS, geólogo Antônio Cláudio Leonardo Barsotti, o workshop teve como objetivo  reafirmar a obrigatoriedade do cumprimento das normas, orientando os diversos profissionais envolvidos nas atividades mineradoras, desde a gerência das indústrias até o setor operacional.

Barsotti destaca que a indústria mineradora sul-mato-grossense está em expansão, em consequência, principalmente, do aquecimento da indústria da construção civil. “Verificamos um aumento na demanda por itens como argila, areia e brita”, afirma. O geólogo ressalta que a indústria de mineração está localizada em todo o Estado, sendo que Corumbá concentra as grandes indústrias do setor.

O presidente do Crea-MS, engenheiro Jary Castro, destacou a iniciativa da Aprogeo em realizar o workshop. “É uma reciclagem para aqueles que atuam na indústria de mineração, valorizando a participação dos profissionais ligados à mineração no desenvolvimento e fortalecimento do setor”, concluiu.

Michelle Araújo, Ascom Crea-MS  
Foto: Janine Gonzalez