Plano Diretor não contempla Mobilidade e Drenagem Urbana

A afirmação é do presidente do CREA-SE Jorge Silveira em entrevista ao jornalista André Barros no programa Sergipe Notícias da TV Atalaia.

Terça-feira, 26 de abril de 2011.

"O nosso maior desafio é explicar a sociedade o real significado do Plano Diretor". Essa foi uma das afirmações categóricas do presidente do Conselho Regional de Arquitetura, Engenharia e Agronomia de Sergipe - CREA-SE, Jorge Silveira, em entrevista ao jornalista André Barros, durante o programa Sergipe Notícias exibido nessa quarta feira (20), na TV Atalaia.

Aracajuano desconhece o PDA

Antes da entrevista com o presidente do CREA-SE, foi exibida uma reportagem da repórter Valquiria Miron, mostrando que poucas pessoas conhecem e entendem o significado do Plano Diretor. Na mesma matéria, os vereadores Josenito Vitale( DEM) e Danilo Segundo( PSB) explicaram o que vem a ser o Plano Diretor.  E a definição deste plano foi a primeira pergunta do jornalista André Barros a Jorge Silveira que respondeu: "É conjunto de normas que ordena o crescimento da capital, contendo vários códigos nos mais diversos temas como calçamento de ruas, construção de avenidas, arborização entre outros".

Mobilidade Urbana

André Barros seguiu a entrevista e a primeira questão levantada pelo presidente do Crea foi justamente sobre a Mobilidade e Drenagem Urbana. "Existe a promessa para que um projeto adicional a respeito do tema seja acrescentado ao texto original em Junho, mas sinto que é uma questão necessária. O trânsito da capital está cada vez mais difícil é necessário um planejamento eficaz. Além disso, vejo muito pouca coisa em relação a drenagem, e essa questão é de extrema importância", informou Jorge Silveira.

Texto Técnico

Outro ponto destacado pelo jornalista André Barros foi sobre o entendimento da população para receber o Plano Diretor. Jorge Silveira comentou "É preocupante, pois a sociedade desconhece completamente o Plano Diretor e nós do Crea estamos nos esforçando para explicar a população e fazê-la entender" . O presidente do CREA falou ainda que a linguagem é muito técnica e precisa ser apresentada de forma didática.  "Se a sociedade não entender o que o plano significa, não adianta implantá-lo, o trabalho será em vão", afirmou. André Barros perguntou como a sociedade, então, poderia se somar ao projeto e Jorge Silveira respondeu que através de audiências públicas e reuniões com associações e com a comunidade de uma forma geral.

Zona de Expansão

André Barros perguntou sobre a Zona de Expansão, Jorge Silveira informou que o momento de preparar a cidade é agora, " Para expandir é necessário organizar a cidade para a construção de ruas e avenidas, principalmente diante dos problemas que já temos enfrentado por causa do trânsito", disse no Sergipe Notícias.

Revisão

Por fim, encerrando a entrevista no Sergipe Notícias da TV Atalaia, o presidente do CREA-SE disse que o texto do Plano Diretor de Aracaju avançou em relação ao último, mas precisa também de uma revisão "Um ponto importante é a arborização, o tipo de árvore e como vai se plantar tudo isso, interfere", encerrou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju Emanuel Nascimento ( PT) em entrevista a repórter do Sergipe Notícias Valquíria Miron informou que o Plano Diretor de Aracaju será discutido com calma, contando com a participação da sociedade através das audiências públicas ' A prefeitura teve todo o cuidado com a elaboração e a revisão do texto, e nós faremos o mesmo", informou o presidente da Câmara de Vereadores da Capital.

Fonte: Crea-SE