Comitê de Gestão do Crea-RO participa de curso do Gespública

Terça-feira, 26 de abril de 2011.
 

Os integrantes do comitê gestor do Crea-RO  Reth Mary Passos Aires, Neemias Machado Barbosa e Aldinéia Rodrigues de Deus e Iris da Silva Borges  e o vice-presidente Joaquim de Sousa participam do curso de auto-avaliação de 250 pontos, promovido pelo Núcleo Regional do Programa de Gestão Pública. O evento está sendo realizado no Hotel Rondon, na sala de treinamentos, nos dias 25 e 26, com quase 10 horas de atividades por dia. A coordenadora do GesPública na região Norte, Lígia Garcia, ministra o curso para cerca de 40 pessoas.

Segundo a coordenadora do PNAGE/GESPÚBLICA/RO, Erika Crisostomo Albuquerque, o Programa GesPública desenvolve e dissemina ferramentas de gestão com o objetivo dar apoio ao gerenciamento e à gestão do conhecimento, além de estimular o mapeamento, a disseminação e a incorporação de boas práticas na gestão. “Os processos de avaliação são aplicáveis a órgãos e entidades públicas, nos poderes e esferas do governo, que desejarem avaliar suas práticas gerenciais em busca de excelência”, esclarece Erika.

O Curso tem o objetivo de verificar o grau de aderência dos processos gerencias da organização pública em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública, referencial do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). Na avaliação são identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da organização. As oportunidades podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação modelo, devendo ser objeto das ações de aperfeiçoamento. Assim, o processo de avaliação é complementado pelo planejamento da melhoria da gestão.

Ao ser realizada de forma sistemática, a avaliação da gestão funciona como uma oportunidade de aprendizado sobre a própria organização e também como instrumento de internalização dos princípios e práticas da excelência em gestão pública. Cada organização conduz o seu processo de avaliação, utilizando os Instrumentos para Avaliação da Gestão Pública de 1000 Pontos, de 500 Pontos ou de 250 Pontos, dependendo da experiência da organização em avaliação da gestão e do nível de gestão atingido em avaliações anteriores.

O processo de avaliação é aplicável a todas as organizações públicas que desejarem avaliar seus sistemas de gestão. Em se tratando da primeira avaliação é recomendável a utilização do Instrumento para Avaliação da Gestão de 250 Pontos, como está fazendo o Crea-RO. Quando a organização avaliar que o seu sistema de gestão atingiu um grau de maturidade em relação ao Modelo da Excelência da Gestão Pública ela poderá optar por participar do processo de reconhecimento e premiação a excelência do Prêmio Nacional da Gestão Pública.

Francisco José do Nascimento
Fonte: Assessoria de Comunicação