CREA-PR debate engenharias públicas em Cafelândia

Curitiba, 28 de abril de 2011.

A regional do CREA-PR de Cascavel tem feito o dever de casa e propagado a mensagem da Agenda Parlamentar aos municípios da região Oeste. Depois de Marechal Cândido Rondon e Corbélia, foi a vez de Cafelândia conhecer os avanços da Agenda Parlamentar desde a sua implantação em 2008. O destaque ficou por conta dos programas de engenharias públicas, como o Casa Fácil e o Campo Fácil.
A comitiva de profissionais das áreas técnicas foi encabeçada por Israel Ferreira de Melo, gerente regional do CREA-PR em Cascavel e por Marli Aoki, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores. A recepção dos profissionais foi feita pelo presidente do Legislativo, Aparecido Batista da Silva e pelo vice-prefeito Arlindo de Matia, representando o prefeito Estanislau Mateus Franus, em viagem.

Israel Ferreira de Melo agradeceu a presença dos participantes e a importância do encontro para o desenvolvimento local. Ao fazer uso da palavra, Marli Aoki frisou que em 2009 a Agenda Parlamentar marcou presença em 31 municípios com participação do Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná, feita pelo presidente estadual do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr. Em 2010, todos os municípios do Estado tiveram acesso à iniciativa do CREA-PR, além de 18 associações municipais. “Os profissionais não tem medido esforços para dar sua parcela de contribuição nas políticas públicas, melhorando a qualidade de vida da população”.

O EBDR (Estudo Básico de Desenvolvimento Regional) também mereceu destaque. A pesquisa será posteriormente entregue a prefeitos e vereadores como material orientativo, facilitando a busca de recursos nas esferas estadual e federal.

A ação escolhida pela regional do CREA-PR de Cascavel envolve o saneamento ambiental, uma vez que está diretamente ligado ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das cidades. “Com atividades concretas, será possível reduzir os problemas que afetam a saúde da população”. Segundo estudo, 53% dos problemas de saúde têm ligação direta com o saneamento.

Logo depois, as autoridades participaram da assinatura para renovação do Casa Fácil. O programa, idealizado em Cascavel, está presente em Cafelândia há 18 anos. “Considerado Franus (prefeito) um dos grandes incentivadores do programa, face aos resultados expressivos alcançados no município após a implantação”, comenta Marli. Em 20 anos de programa em Cascavel, oito mil famílias já foram beneficiadas. As autoridades também receberam os 19 cadernos técnicos desenvolvidos pelo CREA-PR.

Fonte: Crea-PR