Crea-MA participa de audiência pública sobre BR-135 e aeroporto

São Luís, 27 de abril de 2011.

"Comissão em visita a BR-135"
O Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão, Raymundo Portelada, participou durante todo o dia de ontem (27) de uma audiência pública com foco em duas problemáticas presentes no dia-a-dia dos maranhenses, a BR-135 e o aeroporto de São Luís. A solicitação partiu de um requerimento de autoria do deputado Federal Carlos Brandão, presidente da Subcomissão Permanente de Acompanhamento, Fiscalização e Controle da Execução Orçamentária e Financeira e das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa Minha Casa Minha Vida, veiculados à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Além de Portelada, estiveram presentes técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), Ulisses Rodrigues e Carlos Wellington; o Superintendente do Dnit, Gerardo Fernandes, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, os deputados federais, Carlos Brandão, Nelson Burnier (PMDB-RJ) e os estaduais Bira do Pindaré, Raimundo Louro, Neto Evangelista e Rigo Teles.
O primeiro momento contemplou visita à BR-135, para verificar as condições de tráfego de alguns trechos da rodovia, além de apontar as causas dos elevados índices de acidentes registrados, visando agilizar o processo licitatório das obras de duplicação e pavimentação.

Os deputados Carlos Brandão e Nelson Burnier reafirmaram a importância da celeridade da obra. “Nosso estado não pode ficar de fora das obras contempladas pelo PAC. É nossa obrigação garantir a execução dessa obra, respeitando as normas legais, como vem sendo feito em todos os Estados onde há pendências com obras dessa natureza”  afirmou Brandão. Já o presidente do Crea-MA destacou a necessidade de união dos deputados para defender os interesses da população maranhense. “Os políticos do Maranhão tem que colocar suas diferenças de lado e trabalhar em conjunto. Governo estadual, prefeituras, Senado e Câmara Federal têm que fazer sua parte. Somente com isso é que poderemos vislumbrar a melhoria desse panorama atual.”

Aeroporto  Logo em seguida a comissão se deslocou ao Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, na tentativa de apurar as causas que levaram à interdição das instalações dos terminais de embarque e desembarque, através de apresentações de representantes da Infraero e debates. Além disso, foi realizada visita técnica para conhecer a real situação das obras e dos locais provisórios de atendimento.
“O Crea-MA aprova iniciativas como essa e sempre se colocará sempre à disposição da sociedade. O que queremos é rapidez e o mínimo de condições de segurança e conforto aos maranhenses”-finalizou Portelada.

Fonte: Crea-MA