Fiscalização do Crea-SP: proatividade que ajuda a salvaguardar a sociedade

São Paulo, 18 de abril de 2011.

Implementada pelo Engenheiro Civil José Tadeu da Silva como Presidente do Crea-SP, a nova maneira de fiscalizar do Conselho tem enfatizado as ações preventivas e orientativas, sempre com o objetivo de alertar para a importância da presença de profissionais legalmente habilitados nos empreendimentos da área tecnológica, bem como garantir a segurança da população.

A equipe de Fiscalização do Crea-SP realizou diligências em Guarulhos, acompanhando de perto o trabalho realizado pela Defesa Civil no local, o que garantiu que a segurança dos moradores não fosse comprometida com o desabamento de um prédio naquele município.

Na tarde de terça-feira, dia 12, um prédio de três andares foi interditado pela Defesa Civil, na Av. Timóteo Penteado, 4.036, no bairro de Vila Galvão, em Guarulhos, devido ao risco de desabamento. Uma obra de grande porte, ainda na fase inicial de terraplenagem e que estava sendo realizada no terreno ao lado, de acordo com os agentes da Defesa Civil, teria sido a responsável pela instabilidade do imóvel, gerando a interdição.

O muro de contenção que estava sendo executado cedeu, fazendo desbarrancar o terreno ao lado e enfraquecendo a fundação do edifício vizinho de três pavimentos e 14 apartamentos. No final da tarde de quarta-feira, 13, foram iniciados os trabalhos de demolição, que deveriam ser concluídos na manhã do dia seguinte. No entanto, por volta das 8h30 do dia 14, a construção desabou completamente.

Os Agentes Orientadores do Crea-SP Elaine, Renato, Eduardo e Regina, integrantes da equipe da Unidade de Gestão de Inspetoria da cidade de Guarulhos, diligenciaram no local com o Chefe da Unidade, Arquiteto Alcides Candido Vieira, para apuração de responsabilidades técnicas pelo empreendimento, solicitando informações acerca do ocorrido e documentação pertinente, como Anotação de Responsabilidade Técnica – ART e a Regularidade de Registro da Empresa junto ao Conselho.

Crea-SP