Roberta Castro participa de evento em comemoração ao dia Nacional de Conservação do Solo

Palmas, 15 de abril de 2011.

A presidente do Crea-TO, engenheira civil Roberta Castro, participou na manhã desta sexta-feira, 15/04 das atividades realizadas pelo Governo do Estado através do Ruraltins, em comemoração ao dia Nacional de Conservação do Solo. A programação contou com palestras proferidas por pesquisadores da Embraba no Centro Agrotecnológico de Palmas  Agrotins,

O engenheiro agrícola e Doutor em Manejo e Conservação do Solo, Cezar Avanzi, falou sobre as Formas Corretas e Conservação do Solo para o Estado do Tocantins, de acordo com o palestrante, o solo é o recurso mais valioso que temos, ele é equalizador das nossas ações, é também um patrimônio Nacional, dele que a gente depende para a produção agricola. Avanzi apresentou também os pontos fortes e pontos francos da atividade e os riscos em que os rpodutores estão sujeitos se não praticarem o manejo adequado de correção do solo, a aerossão e a principal ameaça, pois ela causa a perda de nutrientes e consequentimente o assoreamento dos mananciais.

Além do manejo de solo, no evento foi discutido também o Sistema de Produção do Tocantins e Alternativas como: Monocultura, Rotação de Culturas, Consórcio e Cultura Intercaladas e Sistema Agroflorestais. A programação foi aberta ao público tendo como alvo profissionais e tecnólogos, ao final foi realizada uma demostração técnica em campo onde os participantes tiveram uma vivência prática do que foi apresentado pelos palestrantes.

O Dia Nacional de Conservação do Solo, 15 de abril, foi instituído por meio de Lei Federal em 1989, esse dia foi escolhido em homenagem a um baluarte do conservacionismo internacional, ao nascimento de Hugh Hammond Bennett que é considerado o pai da conservação de solos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos dos Estados Unidos.

Na foto: a Presidente do Crea-TO Roberta Castro e a Engenheira Agricola e organizadora do evento, Amanda Oliveira.

Ascom/Crea-TO