Sistema Confea/Crea promove audiências públicas para debater obras da Copa de 2014

Campo Grande, 4 de abril de 2011.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) realizou nesta terça-feira (29), em sua sede em Brasília, a primeira  das doze audiências públicas que serão realizadas pelo Sistema Confea/Crea, com o apoio do Sinaenco e da CBIC nas cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. O objetivo é debater, com a sociedade, os projetos de engenharia e arquitetura desenvolvidos para o Mundial.

O presidente do Regional de Mato Grosso do Sul, engenheiro Jary Castro, que, além de integrar o Grupo de Trabalho Copa de 2014, coordena o GT Acessibilidade e Mobilidade Urbana do Colégio de Presidente do Sistema Confea/Crea, participou do evento. “Um dos pontos mais importantes e que deve ser incansavelmente discutido é a mobilidade urbana e a acessibilidade nos espaços públicos, no transporte, nos empreendimentos turísticos e, principalmente nos estádios. A discussão entre poderes públicos e privados e a sociedade será fundamental neste processo”, garantiu.

O Ministro do Esporte, Orlando Silva, presente na abertura do evento, rebateu as críticas sobre o atraso nas obras feitas pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, na última segunda-feira. “A Copa do Mundo é hoje. Este não é o momento de discussões públicas, muito menos de comparar o Brasil com a África do Sul ou com a Alemanha”, comentou o ministro, ressaltando que 2 das 12 cidades – São Paulo e Natal - ainda não iniciaram as obras. Segundo ele será preciso que 70% das obras sejam iniciadas neste ano para que possam receber os jogos da Copa das Confederações. “Estamos trabalhando com muito rigor e muito critério, para oferecer os estádios no tempo hábil para a Fifa”.

Além de Orlando Silva, a solenidade contou com a participação do vice-presidente do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, e do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). Os regionais de Goiás, Mato Grosso e São Paulo também estiveram representados por seus presidentes.

Silva falou sobre os investimentos concentrados no país em decorrência da Copa e das Olimpíadas e que têm aumentado a demanda por trabalhadores. “A qualificação de mão de obra é hoje um tema sensível no país e que acredito que o Sistema Confea/Crea pode estimular medidas para fortalecer”, diz.

Sobre a iniciativa do Sistema Confea/Crea ao realizar as audiências, Silva ressaltou que o Crea é uma das principais instituições habilitadas a discutir a infraestrutura necessária para o evento. “A sociedade precisa acompanhar todo o processo com olhar técnico”, pontuou.

Durante o primeiro painel, pela manhã, o gerente executivo de políticas públicas Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Caio Magri, apresentou o projeto Jogos Limpos Dentro e Fora do Campo. O segundo painel, contou com esclarecimentos sobre os projetos do estádio, aeroporto e mobilidade urbana em Brasília, pelo secretário de transportes do Governo do Distrito Federal, José Walter e do superintendente da Infraero, Jonas Lopes.

No período da tarde, o presidente do IAB-DF, Paulo Paranhos, o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Maurício Canovas, e o projetista do estádio nacional de Brasília, Eduardo de Castro Mello, apresentaram os projetos para estádio. Voluntariado, controle e fiscalização integraram ainda a programação do evento.

Janine Gonzalez
Assessoria de Comunicação do Crea-MS