Curitiba encerra fase regional da Agenda Parlamentar 2011

Curitiba, 31 de março de 2011.

Nesta quarta-feira, cerca de 40 pessoas acompanharam a Agenda Parlamentar realizada na Regional de Curitiba do CREA-PR. A reunião foi aberta pelo vice-presidente do Conselho, engenheiro André Gonçalves, que definiu a Agenda como o trabalho principal do CREA-PR voltado à valorização profissional. “Estas ações resultarão na plena valorização das profissões não somente para 2011, mas trata-se de uma iniciativa que enaltece a classe para os próximos anos”, disse.

Em seguida, o administrador Claudemir Prattes, um dos coordenadores do projeto, explicou aos presentes o conceito da edição anual do programa e suas novidades relacionadas à ampliação às esferas estadual e federal.

O próximo passo foi selecionar os 15 projetos de lei relacionados às profissões que integram o CREA-PR (a partir de uma triagem de cerca de 2,3 mil projetos de lei), que serão levados à Assembleia Legislativa do Paraná em abril com o pedido de priorização e conseqüente aprovação por parte dos deputados paranaenses. Esta entrega será efetuada por 53 grupos multidisciplinares, que também encaminharão os cadernos técnicos do CREA-PR aos deputados.

O encontro dos profissionais também definiu os temas das centralidades da regional Curitiba: Resíduos sólidos urbanos; Programa de Desenvolvimento Agrário; Mobilidade urbana e Drenagem e Saneamento Urbano; Adequação da produção mineral com o desenvolvimento econômico, ambiental, social e urbano/rural. Na centralidade do litoral do Paraná, Desenvolvimento do Turismo e Resíduos sólidos da construção civil.

A primeira fase da Agenda Parlamentar resultou ainda na definição dos seguintes temas: em Apucarana, a Mobilidade nas cidades integrada aos planos diretores, em Londrina, Resíduos sólidos urbanos, tema semelhante à centralidade de Arapongas. Em Ivaiporã, o tema Saneamento, coleta e tratamento de resíduos, na centralidade do Norte Pioneiro, os temas Plano de desenvolvimento agrário com foco na melhoria das estradas rurais e Aeroporto do Norte Pioneiro e adequações no Aeroporto de Andirá.

Em Cascavel, Foz do Iguaçu e Medianeira o tema é Saneamento básico; em Marechal Cândido Rondon e Toledo, a Duplicação do trecho da BR 467; em Maringá, a Agricultura de baixo carbono e Resíduos sólidos; em Campo Mourão, a questão das Ferrovias; em Paranavaí, o Saneamento, coleta e tratamento de água e esgoto; em Umuarama e Cianorte o Saneamento e Duplicação da PR 323. A centralidade de Pato Branco apresentou a questão do Aeroporto regional, o Aumento da capacidade de armazenamento estático para produtos agrícolas, a Implantação e modernização, a Adequação da aduana de Capanema e a Modernização do sistema viário do Sudoeste do Paraná. Em Laranjeiras do Sul, ficaram definidos os temas dos Aterros sanitários regionais e Pavimentação de estrada rurais; em Ponta Grossa, o Saneamento básico ambiental, Gerenciamento de Resíduos e Regularização fundiária e ambiental.

Em União da Vitória, a Infraestrutura do setor de transportes com ênfase na duplicação da BR 153 e 476 e Aeroporto; em Guarapuava, a Capacitação de gestores de cooperativas e associações de produtores rurais.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-PR