CREA-Pr e Prefeitura de SJP firmam convênio inédito no Brasil

Curitiba, 1 de abril de 2011.

O CREA-PR e a Prefeitura de São José dos Pinhais firmaram na manhã desta quinta-feira (31) um convênio que garante agilidade na aprovação de projetos para emissão de alvará.

O documento foi assinado pelo prefeito Ivan Rodrigues e pelo presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr, durante reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), na Prefeitura de São José dos Pinhais, evento que contou com a presença dos secretários municipais.
O convênio é uma iniciativa nova no país. Antes de São José dos Pinhais, apenas a cidade de Foz do Iguaçu assinou o documento com as mesmas intenções. Com isso, os profissionais das áreas de engenharia e arquitetura que submeterem seus projetos à Prefeitura terão seu trabalho analisado apenas em relação às medidas construídas.

Os profissionais e os proprietários das obras assinarão um termo de compromisso assumindo a responsabilidade sobre o projeto arquitetônico, dentro das normas municipais. Com isso, a emissão de alvará que levava de 60 a 90 dias terá seu prazo reduzido para uma semana.

“Esse passo junto ao CREA-PR é importante para que o processo seja mais rápido e dinâmico. A inovação e a ousadia são fundamentais para qualquer gestor no Brasil. E para isso, é preciso encarar as resistências naturais que uma mudança causa. Mas essas mudanças são sempre pensando no bem maior da população”, disse Rodrigues.

Para o presidente do CREA-PR, o convênio ajudará muito o município. “Temos que trabalhar em conjunto. Está no nosso papel fiscalizar essas normas e, nesse aspecto, São José dos Pinhais já está um passo a frente. Esse convênio preza pela fiscalização da qualidade do serviço prestado. Queremos que a cidade cresça em um processo que orgulhe a todos”, comentou Cabrini.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-PR