Colégio de presidentes do Sistema CONFEA/CREA e Mútua se mobiliza para aprovação de PLs

Curitiba, 30 de março de 2011.

Na abertura da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema CONFEA/CREA e Mútua, na manhã de domingo (27), em Foz do Iguaçu, um pedido de mobilização das lideranças do Sistema para aprovação de dois Projetos de Lei (PLs)  Representação Federativa no Plenário do Federal e a fixação em lei dos valores das anuidades, taxas, multas, emolumentos e ARTs , foi reforçado pela presidência do CONFEA. Também na abertura, a apresentação do Programa de Excelência em Projetos (PEP) do CREA-PR.

O presidente do CONFEA, Marcos Túlio de Melo, iniciou a reunião destacando que essa reunião do CP terá uma importância estratégica diferenciada das demais, em função das mudanças que acontecerão no Sistema com a aprovação da Lei 12.378/2010 e do Prodesu. Ele reforçou a importância da mobilização dos presidentes dos CREAs, das entidades nacionais e regionais, dos conselheiros federais e regionais, e de todas as lideranças do Sistema para aprovação dos PLs. "Temos que discutir pontos e buscar o alinhamento de todos nós, em função das ações que precisam ser implantadas urgentemente, para que o Sistema possa ter uma perspectiva de sustentabilidade de forma segura", defendeu.

Para o coordenador do Colégio de Presidentes, Agostinho Guerreiro (presidente do CREA-RJ), com a saída dos arquitetos, mesmo o Sistema vivendo um momento particular, "também vivemos um momento profícuo do enfrentamento conjunto das grandes questões que temos colocado em discussão nos últimos anos. Um ano complexo, em função das eleições, mas que entendemos com clareza a importância de enxergarmos o objetivo maior  a superação , com a transformação das preocupações em coisas concretas. Em propostas que terão um impacto positivo e que ajudarão nosso Sistema a se transformar num Sistema ainda melhor, em prol dos profissionais, das empresas e da sociedade", destacou.

O presidente do CONFEA, ao detalhar a mobilização do Conselho Federal nos últimos dias, em audiência na Casa Civil, nos gabinetes de deputados federais, com os ministros Carlos Lupi e Alfredo Nascimento, pediu o engajamento de todos para que façam ações junto às suas bancadas nas Assembleias Estaduais e no Congresso Nacional, em prol da aprovação dos PLs.

(Com informações de matéria de Ondine Bezerra, da Assessoria de Comunicação do CONFEA)

Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-PR