Empossados novos inspetores de Feira de Santana

Salvador, 24 de março de 2011.

Foram empossados na quarta-feira (23) os novos inspetores do Crea-BA em Feira de Santana.  A nova diretoria composta pelo  geólogo Renato Lacerda Silva Júnior (Inspetor Chefe) e as auxiliares Valéria de Oliveira Carvalho (engenheira civil) e Albetânia Alvim de Figueiredo (arquiteta) tem o desafio de coordenar os trabalhos na principal cidade do interior do Estado, com 35 municípios sob sua jurisdição e mais de dois mil profissionais registrados.

Na ocasião, o presidente do Crea-BA, Jonas Dantas, pediu o empenho da nova diretoria na luta em favor do desenvolvimento sustentável da região e da valorização profissional. Outro foco da ação dos inspetores é contribuir para a  aproximação do  Sistema Confea/Crea junto às universidades e às entidades de classe. Dantas  reforçou ainda a necessidade de tornar público leis que estão a serviço da população, dentre elas  11.888 (assistência técnica pública), 12.188 (assistência técnica para agricultores familiares e quilombolas) e 11.445 (saneamento básico).


Trabalho no interior - O presidente aproveitou a oportunidade para informar intensificação da divulgação das ações do Conselho  nas 25 cidades do interior que contam com Inspetoria.  Outros investimentos serão feitos em oficinas de  capacitação em saneamento para profissionais e representantes da sociedade civil organizada. Dantas colocou  toda a estrutura do Crea  à disposição dos novos inspetores e falou do trabalho realizado, com a implantação das inspetorias de Cruz das Almas e Ribeira do Pombal, no sentido de diminuir a demanda na representação do Regional, em Feira de Santana.

Ele ainda enfatizou a importância do manifesto contra o ensino à distância, destacando a ineficiência da formação profissional nas universidades que possuem o ensino presencial.  “Sem laboratórios e o mínimo de estrutura estaremos indo na contramão da história”, salienta, destacando a falta de cuidado  por parte do Ministério da Educação que, ao adotar o ensino à distância como forma de atender às demandas  atuais, atende apenas à lógica do mercado.  Dantas acrescentou  que no primeiro semestre do ano passado entraram no mercado brasileiro quase 12 mil profissionais estrangeiros, a maioria dos Estados Unidos.

Agradecimentos - Ao assumir a função, o inspetor chefe Renato Lacerda afirmou que é uma conquista pessoal e avaliou positivamente a representação dos geólogos no Crea, não só em Feira de Santana, mas também em outras inspetorias e na diretoria do Conselho. Dentre os seus desafios estão a ativação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da cidade, está adormecido há 20 anos, e a valorização profissional. “Hoje existem poucos profissionais no poder público municipal de Feira, em outros municípios a realidade é inversa”, comenta. Lacerda presta consultoria na área de geologia e ambiental e é perito criminal.

Valéria de Oliveira agradeceu a confiança do Crea e afirmou que pretende colaborar com ações que visem melhorar a infraestrutura dos viadutos, bem como, ajudar a controlar o avanço demográfico em Feira de Santana e região, hoje com 600 mil habitantes . Ela trabalha em um escritório de Engenharia da cidade. Albetânia Alvim, voluntária no escritório de engenharia pública da Uefes (EPTEC), enfatizou que o trabalho na inspetoria favorecerá sua formação profissional e social. Ela também atua numa empresa de arquitetura.

Compõem o quadro de inspetores: engenheiro agrônomo Joedilson Machado de Freitas (auxiliar efetivo), engenheira agrônoma Maria Conceição Dias Nascimento Silva (auxiliar efetivo) e os auxiliares suplentes: a arquiteta Gardênia Maria de Souza Vaccarezza Lopes e o engenheiro civil Sérgio Ricardo Dias Marques. A inspetoria de Feira de Santana fica localizada na rua Professor Geminiano Costa, 198, Centro.

Nadja Pacheco
Ascom Crea-BA