Seminário em MT abordou o uso da água na agricultura

Cuiabá, 23-03-2011

Nos dias 16 e 17 de março a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rondonópolis (215 km de Cuiabá) realizou o Seminário 'Água: Desafios na Agricultura'. Foram dois dias com palestras e discussões que envolveram a temática sobre o uso da água na agricultura e as conseqüências da atividade agropecuária sobre o recurso natural.

Na abertura, a professora da UFMT e engenheira química, Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores, proferiu a palestra 'Agrotóxicos em águas subterrâneas em Mato Grosso', na qual a pesquisadora mostrou o nível de contaminação dos aqüíferos por resíduos de agrotóxicos e as suas conseqüências. Ao final do primeiro dia, o navegador e escritor, Amyr Klink, falou sobre empreendedorismo e espírito estratégico.

Amyr é conhecido pelas suas expedições marítimas e é autor de nove livros. Em Rondonópolis, contou sua historia como empreendedor, escritor, economista e empresário.
Já no segundo dia, o seminário contou com as palestras do Dr. Francisco de Arruda Machado, da UFMT, abordando o tema ´Peixamento de Baias e Corixos do Pantanal de Mato Grosso'. Logo após, o Dr. Cornélio Alberto Zolin, da Embrapa Agrosilvipastoril, falou sobre o 'Diagnostico do uso da Água no Meio Rural Brasileiro' e por fim o Dr. Luiz Carlos Baldicero Molion, da Universidade Federal de Alagoas, proferir palestra sobre as 'Mudanças Climáticas e Agricultura no Brasil'.

De acordo com o diretor técnico da Aeagro, Julio Cesar Alves de Lima, o evento trouxe informações para os profissionais, estudantes e comunidade em geral sobre a influência do meio ambiente na agricultura. "Não adianta usar os melhores fertilizantes e sementes, e utilizar novas tecnologias se continuarmos desprezando o mais importante recurso natural para a vida. No seminário reunimos especialistas que possuem estudos e abordaram desde diagnósticos sobre o uso de agrotóxicos na agricultura e sua influência nas águas subterrâneas até a desmistificação da influência do homem sobre o clima mundial".

O seminário também contou com a apresentação de trabalhos ligados ao meio ambiente, como a questão do povoamento dos rios com alevinos e os potenciais hídricos para a expansão da agricultura sem a necessidade de novos desmatamentos.

O seminário foi realizado na sede social da Aeagro, na rua São Paulo no Bairro Monte Líbano e contou com a participação de profissionais e estudantes de agronomia.

*Gecom - Crea/MT
(Com Assessoria - Pauta Pronta - Cairo Lustoza)