Crea, OAB e IAB-SE discutem Plano Diretor de Aracaju

Quarta-feira, 23 de março de 2011. 

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Emmanuel Nascimento (PT), recebeu na manhã da quarta-feira, 23/3, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Carlos Augusto Monteiro; o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SE), Fernando Márcio de Oliveira e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Sergipe (CREA-SE), Jorge Roberto Silveira. O encontro que aconteceu no gabinete da presidência, teve com principal objetivo a discussão do Plano Diretor de Aracaju (PDA).

Segundo Emmanuel, o projeto do PDA será apresentado na sessão da quinta-feira, 24/3, a todos os vereadores, representantes de órgãos e entidades, além da população de Aracaju. Também irá convocar sessões extraordinárias à tarde, bem como audiências públicas por vários bairros da capital  junto com a população, na intenção de melhorar e adequar o atual Plano Diretor às novas exigências de expansão da capital sergipana.

Para o vereador Nitinho (DEM), o debate público será muito importante para que a população.  "Precisamos apresentar esse projeto para que toda sociedade de forma geral, para que possa  ajudar a construir de forma coletiva, uma nova Aracaju", disse o democrata.

O engenheiro civil  Jorge Roberto Silveira, destacou a importância da participação do CREA-SE, por ser ser um plano extremamente técnico e que depende de profissionais que envolve a arquitetura e a engenharia. “O CREA-SE está se propondo a dar essa contribuição para fornecer à Câmara de Vereadores uma assessoria necessária, ajudando  a passar para toda sociedade a importância de um plano diretor para o futuro de Aracaju",comentou.

A OAB como defensora e guardiã da sociedade civil vai acompanhar o projeto do Plano Diretor, como declarou o seu presidente, Carlos Augusto. “Essa reunião é para abrir um canal de diálogo com a Câmara Municipal a respeito do Plano Diretor. Iremos discutir junto a população para saber quais sãos as ratificações e retificações que ele irá passar Não  podemos pecar pela omissão diante da proximidade da aprovação desse Plano Diretor”, ressaltou  o presidente da OAB -SE.

 "Sabemos que esse Plano Diretor é o instrumento que vai planejar Aracaju para os próximos anos. Por isso é de interesse da arquitetura e urbanismo contribuir nesse processo. Pretendemos participar desses debates com o nosso conhecimento, para que Aracaju seja cada vez mais uma cidade de qualidade de vida", destacou  o arquiteto Fernando Márcio do IAB/SE.

O presidente  Emmanuel sugeriu que o novo Plano Diretor de Aracaju seja denominado 'Plano do Entendimento'.

Fonte: Crea-SE