Conselho presta auxílio à comunidade de São Lourenço do Sul

Agentes fiscais auxiliaram no levantamento dos estragos em São Lourenço Acionado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Lourenço do Sul (Assenar) uma equipe do Crea-RS esteve durante esta semana no município, que atingido por intensas chuvas, nos últimos dias 09 e 10, decretou estado de calamidade pública, com 2,5 mil desabrigados e desalojados, 200 feridos, 12 mortos e 20 mil afetados. A ação contou com 5 veículos e 6 funcionários da Autarquia, coordenados pelo gestor da Fiscalização, Arquiteto e Urbanista Claudio Bernardes, pelo Engenheiro Civil Lélio Falcão, da Assenar, e pela secretária de Planejamento e Meio Ambiente de São Lourenço, Andréia Citrini.

A equipe do Conselho atuou com a aplicação de questionário à comunidade, elaborado pela Prefeitura Municipal, com o preenchimento de informações como o número da residência, nome dos proprietários, a situação da moradia e quais os danos causados pela enxurrada. Também eram realizadas fotos dos locais visitados. Os dados recolhidos integraram relatório que foi entregue ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e ao secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, que visitaram a região na quarta-feira (16/03).

Segundo Cláudio Bernardes, a visibilidade do Conselho com veículos identificados aliada aos uniformes, coletes, camisas, bonés e crachás além do respeito e confiança que os fiscais passam, auxiliou muito na coleta dos dados. “Nos dias que estivemos na região conversamos com 307 famílias somente nos Bairros Medianeira, Lomba e Centro Sul área demarcada pela Prefeitura para nosso apoio”, destacou o Gestor. Ele relatou, ainda, os problemas encontrados. "Eu nunca tinha visto algo dessa proporção, pilhas e pilhas de móveis, roupas, documentos, alimentos, veículos tudo depositado em frente às residências que vazias recebiam a atenção de seus proprietários fazendo a limpeza na tentativa de retomar a vida normal. Realmente a natureza não faz distinção os estragos atingiram todas as classes"

Segundo a Defesa Civil do município, o nível do Rio São Lourenço chegou a subir três metros em alguns locais. A prefeitura estima que a cidade tenha sofrido um prejuízo de R$ 400 milhões por causa da chuva.

Assessoria de Comunicação do Crea-RS