Fórum discute questão energética brasileira

Rio de Janeiro, 21 de março de 2011

Começou, no dia 16 de março, o Fórum de Engenharia, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro. Este é o primeiro evento de quatro que serão realizados esse ano, para comemorar os 80 anos da entidade.

Realizado na sede do Senge-RJ, os fóruns tratarão de diversos temas de interesse da engenharia. No primeiro encontro, foi discutida a expansão do setor energético brasileiro. Esse tema foi abordado pelo diretor da COPPE-UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, e pelo representante do Instituto Ilumina, Roberto D`Araújo.

D´Araújo e Pinguelli fizeram uma análise histórica de como o setor energético é tratado no Brasil. Segundo Pinguelli, hoje o problema do assunto, no país, é político. “É preciso ser cobrada uma postura mais coerente do governo. O setor elétrico mereceria uma atenção maior. Mas, apesar de tudo, ainda há tempo”, afirmou.

Compuseram a mesa de abertura os presidentes do Senge, Olímpio dos Santos, do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, e do Crea-PR, Álvaro Cabrini. Agostinho ressaltou a importância de discussões sobre o tema, tendo em vista a recente tragédia no Japão. “Temos que tratar essa questão com muita responsabilidade, porque a produção energética é um desafio planetário. Esse cenário atinge o nosso país, porque estamos vivendo, atualmente, uma expansão do setor nuclear”, disse.

No evento, foi lançado, também, o livro “Setor Elétrico Brasileiro”, de D`Araújo. No final das palestras foram sorteados 80 exemplares para os participantes.

Assessoria de Comunicação do Crea-RJ