CREA-PA inicia preparação para SOEAA 2012

Quinta-feira, 10 de março de 2011.

O maior Conselho da Amazônia já iniciou as articulações para sediar, em 2012, a 69ª Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Com a previsão de reunir cerca de 5 mil profissionais em uma programação que envolverá fóruns, palestras, seminários, relacionados a assuntos importantes para o desenvolvimento Nacional e Estadual, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Pará, CREA-PA, objetiva superar os índices de mobilização e garantir maiores oportunidades para classe a tecnológica da Região Norte. "Já começamos nossa preparação para que, em 2012, possamos realizar um dos maiores eventos já promovidos no país", afirmou o presidente do CREA-PA, Eng. Civ. José Viana. 
 
A etapa inicial da execução dos trabalhos se deu com a produção de um plano de negócios, desenvolvido pelo Eng. Civil Luis Carlos Garcia (CREA-RS), que atua no processo como consultor gerencial do projeto SOEAA 2012. Segundo Garcia, o plano privilegiou os pontos fortes, em detrimento dos pontos fracos verificados na realização da 67ª SOEAA - realizada pelo CREA-MT, em 2010. "O Plano de Negócios contém, entre outros fatores, os objetivos, a justificativa, os organizadores, a macro programação, a identificação de parceiros e apoiadores, a identificação de resultados e controle, os custos, enfim, ele traz toda a gestão do projeto", avalia.

E para controlar todas as etapas de um evento deste porte, o consultor explica que se faz necessária a utilização de ferramentas e estratégias eficazes, que permitam ao gestor a possibilidade de ter sempre uma visão ampla de toda a execução do processo. "Este projeto está pautado em um programa informatizado, que controla a visualização de um projeto macro e seus respectivos projetos específicos", dimensiona. Neste sentido, para cada etapa do projeto terá que haver um checklist contendo informações sobre o que será feito? Por que será feito? Onde será feito? Quando será feito? Por quem será feito? e Quanto custará fazer?. Desta forma, é possível que se tenha uma visão geral, no próprio projeto macro, das ações que estão em andamento ou em atraso. "Surgindo qualquer dúvida, teremos a possibilidade de abrir o projeto específico e verificar, de modo detalhado, quais as ações que estão pendentes", explica Garcia.

Parcerias institucionais
Após a criação de um plano de negócios, o projeto para a realização da SOEAA 2012 em Belém ainda precisa do referendo final da reunião plenária do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Segundo Garcia, além de todo o planejamento, o Confea ainda exige a manifestação favorável de instituições públicas e privadas consideradas como estratégicas para a realização do evento.

E foi com o objetivo de dar início à apresentação do projeto junto a algumas instituições da capital que uma comissão composta pelo presidente do CREA-PA, Eng. Civ. José Viana, o consultor do projeto, Eng. Civ. Luis Garcia, os Conselheiros do CREA-PA, membros da Comissão de Relações Públicas, Eng. Civ. Maria Olívia Lima e Eng. Quim. Carlos Brito, e a coordenadora de Relações Institucionais, Glayds Barbosa, participou de reunião com a Gerente de Relações Institucionais da Alcoa, Ana Celeste Franco e com a analista de sustentabilidade, Milene Maués, na última terça, dia 01. De acordo com a gerente da Siderúrgica Alcoa, há interesse do setor em participar diretamente do evento principalmente pela mobilização e visibilidade que será garantida à Região Norte. "Nós da Alcoa acreditamos no potencial do evento e temos interesse sim em participar deste novo conceito de parceria, de modo mais direto. Iremos reunir com a Diretoria Nacional da Alcoa e este certamente será um dos assuntos apresentados a eles", ressaltou Ana Celeste Franco.

Na manhã da última quinta, dia 03, os representantes do CREA-PA apresentaram o projeto ao diretor superintendente do SEBRAE, Wilson João Shuber, em reunião realizada na sede do SEBRAE-PA. Durante a apresentação, o Eng. Civ. Luis Carlos Garcia ressaltou a importância da participação do SEBRAE na programação relativa à "Rodada de negócios" que a Expo SOEAA deverá trazer como diferencial. "Nós pretendemos inovar e não trazer uma feira apenas no âmbito da exposição de produtos, nosso objetivo é garantir espaços destinados à negociação entre os diversos públicos participantes do evento", afirmou Garcia.

Para Shuber, o evento ganha conotação ainda mais significativa pelo momento em que o Pará está passando, enquanto fronteira econômica e alvo de investimentos nas diversas áreas que envolvem os profissionais da classe tecnológica. "Estamos recebendo investimentos que contemplam o agronegócio, a mineração, a construção civil, enfim precisamos valorizar e capacitar os profissionais locais para que os mesmos possam aproveitar melhor todas as oportunidades", ressaltou o superintendente. 

Ascom, CREA-PA