CREA-PA fiscalizou infra-estrutura do carnaval paraense

Quinta-feira, 10 de março de 2011.

Na última quarta-feira, 02, o CREA-PA deu início ao plano de fiscalização das estruturas carnavalescas do Estado. Realizada em municípios como Abaetetuba, Barcarena, Cametá, Mosqueiro e Vigia, a ação seguiu até o último dia 04, e teve como objetivo a prevenção de incidentes em palcos, arquibancadas, alegorias, trios elétricos e outros tipos de equipamentos utilizados durante o período de carnaval. Para realizar a inspeção, o CREA-PA contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e das Prefeituras Municipais.
 
 
De acordo com a equipe de fiscalização do CREA-PA, a fiscalização é preventiva, por isso ocorre durante o processo de montagem de trios elétricos, carros de apoio, carros alegóricos, arquibancadas, entre outros. Ela passará pelos municípios para cobrar dos organizadores de shows, desfiles e "micaretas" a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que identifica os responsáveis técnicos pelos equipamentos.

A fiscalização integrada é uma recomendação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e em 2011, também deverão ocorrer em outras datas comemorativas, que concentram um fluxo grande de pessoas. A meta das ações de Fiscalização Preventiva e Integrada é identificar se os serviços relacionados ao desempenho de atividades envolvendo a infra-estrutura do carnaval estão sendo executados por profissionais ou empresas habilitados e desta forma, garantir mais segurança e conforto aos foliões.

Ascom, CREA-PA