Usuários ainda confundem papel da Ouvidoria do Crea-BA

Salvador, 10 de março de 2011.

Um estudo recente realizado pelo Crea-BA comprovou que os usuários ainda não assimilaram o papel da Ouvidoria e a utilizam como instrumento de consulta. Em relatório anual divulgado pelo setor ficou constatado que das 344 manifestações recebidas no ano passado, 122 referiram-se a dúvidas comuns. O número chama a atenção porque é maior do que a soma de denúncias (57) e solicitações (64). Tramitação de processos, prazo para entrega da carteira definitiva e documentos necessários para o primeiro registro são os campeões em consultas.

Segundo o ouvidor Francisco Aragão, os usuários não estão percorrendo os caminhos ideais e se dirigindo primeiramente a Ouvidoria na tentativa de resolver pendências. “Somos a última instância, depois de esgotadas todas as possibilidades de atendimento e solução por parte dos demais  setores”, orienta.

Aragão acredita que por ser um serviço novo, os usuários ainda não estão habituados com o curso dos procedimentos, mas afirma que em 2011 a meta é diminuir o número de consultas.

A Ouvidoria do Crea-BA foi criada em 2009 com o objetivo de receber sugestões, elogios, críticas e denúncias. O serviço funciona como um importante canal de comunicação entre o Conselho, os profissionais e a sociedade. O ouvidor analisa e encaminha as manifestações aos setores responsáveis com o propósito de melhorar o atendimento prestado aos usuários.

Ouvidoria números

- 344 manifestações foram registradas em 2010, o que corresponde a um aumento de 60% em relação a 2009;
- 58% das manifestações foram direcionadas ao registro e cadastro;
- 31 consultas, 09 denúncias e 40 solicitações foram registradas em janeiro e fevereiro de 2011.

É com a ouvidoria:

- Demora excessiva na tramitação de processos
- Denúncias não atendidas no prazo estipulado pela fiscalização
- Demora para entrega da carteira definitiva
- Postura do colaborador no atendimento

Não é com a ouvidoria:

- Tramitação de processos
- Prazo para entrega da carteira definitiva
- Documentos necessários para o primeiro registro
- Informações sobre a nova ART e pagamento
- Anuidades e valores

Serviço  Ouvidoria: 0800 075 8900

Nadja Pacheco
Fonte: Ascom Crea-BA