Presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, é eleito coordenador do Colégio de Presidentes

Rio de Janeiro, 04 de março de 2011.

O Rio foi destaque no Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea, seguido pelas reuniões Nacionais das Câmaras Especializadas e Comissões de Ética e Exercício Profissional, de 21 a 25 de fevereiro, em Brasília.  

O reconhecimento da gestão atual do CREA-RJ foi traduzido na eleição do presidente Agostinho Guerreiro como Coordenador do Colégio de Presidentes; do diretor Ricardo Nascimento como Coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN); do Coordenador da CEAGRO João Sebastião de Paula Araújo como Coordenador da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO). A conselheira federal Maria Luiza Poci foi eleita diretora do Confea (2011) e o conselheiro Antônio Carlos Soares foi eleito coordenador adjunto da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética dos Creas.
 
Agostinho vai coordenar um colegiado que reúne o presidente do Confea, o presidente da Mútua e 27 presidentes de Regionais. "Como um 'marinheiro de primeira viagem', conto com a ajuda de cada um de vocês para a construção de um Colégio Forte", declarou o presidente do CREA-RJ.
 
Na mesma ocasião, Raul Zucatto, presidente do Crea de Santa Catarina, foi eleito coordenador-adjunto do colegiado.
 
Antes da escolha dos coordenadores, o Colégio de Presidentes ouviu de seu ex-coordenador - Jonas Dantas, presidente do Crea-BA - um relato das principais atividades do fórum.
 
Dantas destacou o convênio que socorreu os Creas dos Estados nordestinos atingidos por enchentes; a criação dos Colégios de Entidades Regionais
“para fortalecer profissionais e suas representações” e de ainda a liberação de recursos do orçamento para a composição dos Creas Juniores “ação que visa formar e renovar nossas lideranças”, afirmou.

Ele mencionou o Programa de Sustentabilidade do Sistema (Prodesu) e a implantação do programa de Gespública nos Creas “a fim de resolver gargalos da burocracia e tornar a prestação de nossos serviços mais eficiente e eficaz”.
 
Para Jonas, o relatório de atividades de 2011, do Colégio de Presidentes, “espelha o que cada um desenvolveu e as ações coletivas diante de situações que exigiram nosso posicionamento”. Ao encerrar sua participação como coordenador, Dantas afirmou que “em 2011 teremos mais trabalho na construção de um Sistema que caminha ombreado com a sociedade que por sua vez precisa do nosso compromisso para seu desenvolvimento”.

Fonte: Crea-RJ