Crea-RO trata de saneamento ambiental com a ABES

Porto Velho, de 2 de março de 2011.

Saneamento ambiental e a estruturação de uma entidade que defenda o interesse dos profissionais do setor ligados ao Sistema em Rondônia, foram temas da conversa que o presidente do Crea-RO, João Francisco dos Anjos, pateve com a Superintendente Executiva da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Maria Isabel Guimarães. O encontro aconteceu ontem, segunda-feira, na sala da presidência. O engenheiro agrônomo Cezar de Oliveira também participou do encontro.

Na conversa, a superintende da ABES disse que a entidade é a principal e mais antiga organização não governamental do setor na América Latina, contando hoje com mais de 13 mil sócios individuais e corporativos, distribuídos por todo o país. João Francisco ficou sabendo também, que ela tem assento nos principais conselhos federais, estaduais e municipais, como o CONAMA, o ConCidades, o CNRH, entre outros, podendo, desta maneira, colocar na agenda nacional de forma articulada, assuntos de interesse do setor.

ABES está caracterizada como uma instituição referencial e participativa no estabelecimento de mecanismos de caráter social e político, buscando produzir reflexos positivos na saúde e no bem-estar da população em geral. A Associação dispõe de uma sede nacional, localizada na cidade do Rio de Janeiro, e representação em todas as unidades da federação.

Como a Amazônia ocupa cada vez mais destaque no cenário nacional, a cidade de Manaus postula sediar em 2013 o 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES, o mais representativo encontro nacional do setor e o maior da América do Sul. E a expectativa é de poder reunir mais de cinco mil participantes, entre profissionais brasileiros e estrangeiros das áreas públicas e privadas, atuantes no setor de saneamento ambiental.


Francisco José do Nascimento
Assessoria de Comunicação do Crea-RO