Agostinho Guerreiro (Crea-RJ) é eleito coordenador do CP com indicação de José Mário Cavalcanti

Brasília, 24 de fevereiro de 2011.

As atividades programadas para os dois últimos dias do 6º Encontro de Lideranças, quinta (24) e sexta-feira (25), são as reuniões dos Colégios de Presidente (CP) e de Entidades Nacionais (CDEN), como também das coordenadorias de câmaras especializadas das engenharias Civil, Química, Industrial, Agronomia, Segurança do Trabalho, Elétrica, Agrimensura, Geologia e Minas e Arquitetura. Também se reuniram os coordenadores de Comissões de Ética dos Creas e os representantes dos Creas-Jr. Na pauta principal estava a eleição dos novos coordenadores realizada na manhã desta quinta-feira (24). José Mário Cavalcanti, presidente do Crea-PE, que está participando da reunião do CP, lançou a candidatura do presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, para coordenador do Colégio de Presidentes.

 
Duas chapas foram montadas durante o encontro, a chapa 1 foi formada pela indicação de José Mário, o carioca Agostinho Guerreiro e como adjunto o presidente do Crea-SC, Raul Zucatto; e a chapa 2 composta pelos presidentes do Crea-RN e Crea-ES, Francisco Adalberto e Luis Fiorotti, para coordenador e adjunto, respectivamente. A eleição foi bastante disputada, mas ao final foi escolhido por meio de voto aberto o candidato Agostinho Guerreiro (RJ) para coordenador acompanhado de seu adjunto Raul Zucatto (SC).
 
No início da reunião, Marcos Túlio de Melo, presidente do Confea, agradeceu a todos e pediu que não fosse perdida a visão do Sistema de agir em prol da unidade. “Construímos juntos um planejamento estratégico num horizonte de 2011 a 2022, com o estabelecimento de diretrizes claras. Caberá a esse Colégio estabelecer as ações que serão implantadas a partir de 2011”, comentou.
 
O novo coordenador do CP, Agostinho Guerreiro (Crea-RJ), que substituiu o mandato de Jonas Dantas (Crea-BA), falou sobre sua candidatura e pediu o apoio dos presidentes presentes. “Preciso de todos que estão nesta sala. Vivemos um momento delicado, mas que não nos impedirá de mantermos a construção de um Colégio forte, transparente e democrático. Tenho uma relação política com cada um de vocês, mas também temos uma relação pessoal e de amizade e será muito importante abraçar um projeto coletivo”, defendeu Guerreiro.
 
“Fomos um Crea que conseguiu sair de uma situação de falta de gestão e desorganização para um Crea saudável. Hoje estamos a algumas semanas de receber o certificado da Gespública e emocionado pelas palavras que ouvi aqui no início, quero dizer que fomos o único Crea de todo o Sistema que recebeu o premio da igualdade de gênero”, disse Agostinho.
 
Como coordenador, Agostinho Guerreiro assumiu a reunião e continuou junto ao presidente do Confea, Marcos Túlio, a pauta prevista. Levou à apreciação e aprovação as súmulas da 5ª Reunião Ordinária do CP, ocorrida em novembro passado, e da 1ª Reunião Extraordinária do CP, que aconteceu em janeiro deste ano. Na programação ainda estava a aprovação do calendário e local das reuniões do CP, e os assuntos pautados pelo Confea como os projetos de Lei da Anuidade de Pessoas Físicas e Jurídicas e de ART’s; e da Representação Federativa do Plenário do Confea; a parceria do Sistema Confea/Crea e Mútua com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para censo profissional, entre outras.
 
Na sexta-feira (25) a reunião continua com a composição das representações, comissões e grupos de trabalho do CP em 2011, e os assuntos pautados pelos Creas como a proposta de confecção de carteiras para os agentes fiscais, informes e sugestões para a 68ª SOEAA, que acontecerá de 27 a 30 de novembro em Florianópolis/SC, as enchentes no Sudeste do Brasil, a apresentação para o colegiado do Plano de Ação de Sustentabilidade do Crea-MS e a discussão do desabamento de prédio ocorrido em janeiro passado em Belém/PA.
 
Vanessa Bahé
ASC Crea-PE