EC conhecem planejamento da Agenda Parlamentar 2011

Curitiba, 21 de fevereiro de 2011.

Cerca de 70 representantes de Entidades de Classe das áreas da Engenharia, Arquitetura e Agronomia participaram na tarde da última sexta-feira da reunião de trabalho para apresentação do planejamento da Agenda Parlamentar de 2011. Também participaram do encontro autoridades, profissionais, dentre eles o presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (Faeasp), Hélio Secco, e o eng.civil Ney Perracini, presidente da ABENC.

A agenda deste ano contará com 96 agendas locais, 7 regionais e 3 debates, que ampliarão o alcance do programa abrangendo todos os municípios e poderes públicos constituídos, incluindo vereadores, gestores, ministros, senadores, entre outros.

"O programa Agenda Parlamentar não terá somente continuidade, mas será ampliado este ano e o apoio das Entidades de Classe e das instituições parceiras no prosseguimento dos trabalhos será fundamental", analisa o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr.

Durante a reunião, o coordenador do programa, administrador Claudemir Marcos Prattes, apresentou aos representantes o formato das reuniões deste ano e como serão elaborados os Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional (EBDRs). Os estudos mostrarão onde estão e como obter os recursos para o desenvolvimento de propostas e ações em 21 centralidades (regiões do Estado).

O levantamento dos recursos disponíveis está sendo feito de forma voluntária pelo engenheiro civil Hélio Xavier da Silva. "As prefeituras, principalmente as pequenas, têm bastante dificuldade em obter recursos, muitas vezes por desconhecimento de onde está este recurso, para quê pode ser utilizado e como obtê-lo", afirma.

Segundo ele, o estudo trará um passo a passo para que os gestores conheçam os caminhos para obtenção dos recursos viabilizando os projetos prioritários para o desenvolvimento dos municípios.

"O programa Agenda Parlamentar tem evoluído durante os anos e a expectativa para este ano é de que o trabalho de todos os envolvidos traga ainda mais contribuições visando o desenvolvimento do Estado e a valorização profissional", diz o presidente da Sudenge de Francisco Beltrão e inspetor do CREA-PR, arquiteto Samuel Klawa.

Fonte: Crea-PR