Em Brasília, começou hoje a plenária 1336 que terá a participação do ex-ministro Alysson Paulinelli na 6ª feira

Brasília(DF), 25 de outubro de 2006

A presença do ex- ministro da agricultura, eng. agr. Alysson Paulinelli, na 6ª feira 27, para falar aos conselheiros federais, foi anunciada hoje pelo presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, durante a abertura dos trabalhos da sessão plenária 1336, na sede do Confea, em Brasília. Ao justificar o convite, Túlio lembrou da atuação do ex-ministro na estruturação da Embrapa e das empresas de pesquisa estaduais na área da agronomia.

Ao atualizar os conselheiros sobre a alteração de nomes em cargos de destaque no Confea, Túlio informou que o eng. agr.  Carlos Alonso Queiroz, assumiu a chefia de gabinete, à frente do GAC (Gerência de Apoio ao Colegiado) está o também agrônomo Alceu Molina enquanto o arqt. Adilson de Lara passou a responder pela Superintendência de Integração do Sistema.

A pauta da plenária soma 964 páginas onde centenas de deliberações vindas das Comissões Permanentes do Confea  estão reunidas para ser analisadas pelos conselheiros. A CEP (Comissão do Exercício Profissional) preparou 288 processos; a  CES (Comissão de Educação do Sistema) 19; a CCS (Controle do Sistema) 9,  a COS (Organização do Sistema) 12, e a  CAN que trata de Assuntos Nacionais, analisou  solicitação de verbas para eventos, e projetos de lei de interesse do Sistema Confea/Crea.  Até 6ª feira, último dia da plenária, devem ser tomdas decisões sobre cerca de 400 processos, incluídos aí os temas extra-pauta.

Aprovação de atas de sessões anteriores, comunicações tanto da presidência quanto dos integrantes do plenário com referência a viagens de representação,   processos aprovados “ad referendum”, relato sobre o andamento de alguns processos como o relativo à realização da WEC 2008, em Brasília, foram tratados ainda pela manhã, encerrada com um pedido de reflexão feito pelo presidente Marcos Túlio. Ele pretende criar uma agenda positiva e propositiva que permita a construção de uma visão integrada de Sistema e que resulte tanto numa integração maior entre as instâncias que compõem o Sistema Confea/Crea, quanto na aproximação crescente dos profissionais com a entidade responsável pela regulamentação de sete  categorias profissionais da área tecnológica.

Visando essa integração, Marcos Túlio de Melo já determinou que a partir da próxima sessão plenária, representantes dos Colégios de Presidente e de Entidades Nacionais, além da Mútua, sejam convocados para integrar a mesa diretora dos trabalhos.

Maria Helena de Carvalho
GCO/Confea