Brasília(DF), 17.02.2005
Por equívoco, a matéria sob o título “SIC já está implantado”, publicada na pág. 03 da edição 43 do Jornal do Confea (Jan/fev 2005), em circulação, foi impressa com uma ilustração que não corresponde ao modelo projetado. Por esta razão, adaptamos para o site o texto publicado no jornal , ilustrando-o com um exemplo da nova carteira.
Depois de quase três anos de estudos, análise, montagem, desenvolvimento e treinamento, o SIC (Sistema de Informações Confea/Crea), está em funcionamento em três regionais RS, ES e BA atendendo os recém formados que já recebem sua carteira profissional dentro dos novos padrões adotados.
O conselheiro federal e coordenador da COS comissão responsável pelo projeto do SIC eng. civil Anjelo da Costa Neto, acredita que “todo o trabalho desenvolvido proporcionará agilidade e segurança no registro de recém formados e no recadastramento dos que já atuam profissionalmente”.
O trabalho agora, é acompanhar a finalização da implantação da logística em âmbito nacional, processo que deve estar concluído em julho, quando os recém formados serão registrados nacionalmente com base no novo modelo de identificação profissional. Os já atuantes e que já se recadastraram serão convocados a receber a carteira também a partir de julho de 2005.
Para o presidente do Confea, Wilson Lang, o Sistema precisa se modernizar e, para isso, é fundamental saber qual é o perfil do novo profissional tecnológico. “Estamos em pleno processo de recadastramento dos nossos profissionais em todo o país para implementar meios e instrumentos mais dinâmicos e eficazes de credenciamento de nossas profissões”, afirma.
Quem são? Quantos são? Onde estão os profissionais da área tecnológica?
Essas e outras perguntas poderão ser respondidas em breve e com exatidão. Pelo menos esse é um dos objetivos do SIC, que tem entre outras funções, registrar e recadastrar esses profissionais.
Como ganhos, a partir da implantação total do SIC, pode-se citar: promoção e valorização profissional das áreas do Sistema Confea/Crea; disponibilização de informações e a conseqüente melhoria da visão da sociedade a respeito do Sistema Profissional, redução de custos operacionais além de maior segurança. .
Maria Helena de Carvalho
Da Equipe da ACOM