IV COESENGE começa no próximo dia 03 de maio

Rondônia, quinta-feira, 2 de maio de 2002.

O IV Congresso Estadual do Sindicatos dos Engenheiros de Rondônia - IV COESENGE- será aberto nesta sexta-feira (03.05) , à partir das 19hs, no auditório do CREA-RO, situado na esquina da avenida Calama com Elias Gorayebe, no bairro Liberdade.

O evento, que vai até o próximo Sábado, tem como tema "A Engenharia e as Transformações Sociais". Durante a abertura, o engenheiro Luís Carlos Soares, vice-presidente do Senge paranaense, fará palestra sobre a "A atual Conjuntura Política do Brasil", e os seus reflexos nas categorias profissionais filiadas ao sistema Confea-Creas.

O IV COESENGE abordará, na manhã de sexta-feira, a questão da cidadania e, para isso, terá como palestrante o presidente do CREA-RO, Ubiratan Pereira, que fará explanação sobre "Os Movimentos Sociais e a Conquista da Soberania".

Durante a tarde, o congresso se volta para as questões energéticas regionais, tendo como palestrantes os engenheiros Fernando Fonseca, gerente regional da Eletronorte; e Sinval Gama, presidente da Ceron.

Eles falarão sobre "Políticas e Perspectivas para o Setor Energético em Rondônia" e "O Programa Luz no Campo Como Fator de Desenvolvimento da Agricultura Familiar em Rondônia", respectivamente.

O engenheiro paranaense Luiz Carlos, abordará o tema "Políticas Públicas Para a Construção da Cidadania". Já o engenheiro Paulo Bubach, presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros - Fisenge - fará palestra sobre "Os Sindicatos dos Engenheiros e a Democratização da Sociedade".

No Sábado, acontece o encerramento com os grupos de estudos dos temas apresentados e almoço de confraternização.
O presidente do Senge-RO, Ezequiel Ramos, informou que esse congresso é preparativo para o VI Congresso de Sindicato de Engenheiros - Cosenge, que acontecerá de 8 a 12 de junho, em Aracaju, capital de Sergipe. Por esse motivo, estarão sendo eleitos os seis delegados que irão representar Rondônia.
O presidente do CREA e membro da direção do Senge-RO, Ubiratan Pereira, também convida a categoria a participar do Coesenge. Ele ressalta a importância do Congresso. "É o momento de refletirmos sobre o Brasil e sobre os destinos de nossas profissões. É dessas discussões que saem as nossas bandeiras de lutas", finalizou.

Ivanilson Frazão - Crea-RO