Brasília (DF), quinta-feira, 24 de abril de 2003. Considerada a melhor versão do evento que há quatro anos reúne os assessores de imprensa do Sistema Confea/Crea, o III Seminário de Comunicação Institucional, realizado dias 22 e 23 de abril, reuniu em Brasília 25 jornalistas com o objetivo de integrar o grupo, cada vez mais identificado com as metas a serem alcançadas pela instituição e aperfeiçoar a forma como as informações sobre o Sistema são repassadas à sociedade.Este ano, o evento teve a jornalista Maristela Maffei, da empresa Máquina da Notícia, falando sobre técnicas de aperfeiçoamento na relação com a mídia, o publicitário Lula Vieira, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing e um dos profissionais brasileiros mais destacados na área da publicidade, que falou sobre "Formação e importância de uma marca" e ainda Robson Barenho, assessor de imprensa do Ministério das Cidades, e os coordenadores das comissões permanentes do ConfeaNa abertura do Seminário, ao reconhecer que a "comunicação é a ferramenta ideal a ser utilizada pelo Sistema para traduzir-se à sociedade", o presidente Wilson Lang - que a cada ano se empenha pessoalmente e participa do evento - destacou o que na sua visão são os dois desafios do grupo de Assessores de Imprensa. Para ele, "temos que chegar na ponta, ou seja, nos 850 mil profissionais que representamos, o mais rápido possível para informar sobre o significado e a importância do nosso Sistema. E isso, só vamos conseguir com a harmonização das formas e caminhos para esse objetivo será alcançado".Ainda na abertura, a assessora de imprensa do Crea-CE, Mônica Silveira, lançou o livro "Sombra do Passado", romance policial que marca seus 18 anos como escritora e poeta.Para Maristela, "o universo de assuntos tratados pelo Sistema Confea/Crea oferece uma gama bastante diversificada de temas que devem ser explorados e publicados pela mídia tanto regional quanto nacional". Para ela, o trabalho atualmente desenvolvido reflete uma imagem positiva e é de fundamental importância para a sociedade em função de representatividade política da instituição."O Confea é uma representação profissional reconhecida pelo Governo Federal que o convoca para diversas parcerias. O próprio presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, o convidou para compor a comissão organizadora da próxima edição da Conferência das Cidades e isso tem que ser amplamente conhecido. A atuação do Conselho vai além do interesse da Imprensa, atinge a todos nós".Lula Vieira, além de mostrar os diversos estágios de criação, desenvolvimento e fixação de uma marca, acredita que o selo Sistema Confea/Crea "passa credibilidade e seriedade que é o que estamos precisando no país".Os assessores de imprensa ouviram ainda, cada um dos coordenadores das Comissões de Assuntos Nacionais, Exercício Profissional, Controle, Organização, e de Educação, do Sistema Confea/Crea, sobre os principais projetos a serem realizados este ano. Entre eles, três fóruns temáticos tratando de assuntos atuais e de interesse nacional como o combate a fome, a tecnologia de ponta - tv digital - e o gerenciamento costeiro, estão na pauta da CAN. Para a CES, a habilitação profissional continua sendo tema estratégico , assim como o impacto dos cursos seqüenciais. A CCS dará continuidade ao modelo de gestão econômico-financeira para o Sistema, enquanto a COS também prossegue nas ações que visam a consolidação dos atos administrativos e a CEP busca a atualização da Resolução 28, que define critérios de concessão de atribuições profissionais com base no atual sistema de ensino.Descontraído e à vontade para falar de sua experiência como jornalista e como pretende desenvolver a relação com a mídia à frente da Assessoria de Imprensa do Ministério das Cidades, Robson Barenho destacou "que o Confea já é um dos parceiros mais ativos do atual governo, estando na comissão que organizará a próxima Conferência das Cidades, programada para o mês de outurbro, na Capital Federral.Para ele, enquanto assessor e sugerindo o mesmo objetivo à equipe de jornalistas do Sistema, "o importante é abastecer de informações não só a grande mídia, formada pelos jornais e revistas de circulação nacional, mas as centenas de veículos de informação regionais que formam uma rede de rádios e tvs que abastecem de informações grande parte da população". Por Maria Helena de Carvalho - Da equipe da ACS
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