Confea e MEC estudam parceria

Brasília, quinta-feira, 21 de agosto de 2003.

Dinamizar o programa de Educação Continuada à
"Da esquerda para direita: Deodete Paker,
João Carlos Teatine e Wilson Lang -
Dalmi Rodrigues"
Distância, oferecido pelo Sistema Confea/Crea, aos profissionais da área tecnológica de todo o país, foi o objetivo da audiência que o presidente Wilson Lang, acompanhado da engenheira, professora e consultora Deodete Paker, manteve hoje pela manhã com o secretário da Educação do MEC, eng. civil João Carlos Teatine, na sede do ministério em Brasília.

"Atualmente, 42 pontos distribuídos entre Creas e entidades ligadas ao Sistema transmitem, a título de atualização profissional, cursos oferecidos pela Universidade de Blumenau e gostaríamos de estudar uma forma de utilizar também as antenas da TV Escola para proporcionar a um número maior de pessoas, informações que as atualizem para um melhor desempenho de suas profissões na área tecnológica", explicou Lang.

Bastante atento, Teatine mostrou-se especialmente interessado na idéia apresentada por Lang de criar de um programa que desperte na nova geração, especialmente crianças, a consciência sobre os cuidados com a segurança com botijões de gás, por exemplo, ou para se atravessar uma rua. O presidente do Confea defende que "a idéia é utilizar a educação como mecanismo para informar sobre como a segurança está ligada as atividades do dia-a-dia".

Para ele, esse mesmo tema, segurança, seria levado ao homem do campo, vítima tanto do manuseio errado de produtos químicos quanto de equipamentos, através de programas que ensinem a melhor maneira de evitar acidentes. "Temos um curso pronto sobre segurança no meio rural e tratamos do assunto com a Embrapa, com a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Agora, gostaríamos do apoio do MEC", afirmou Lang.

O Secretário de Educação disse que o ministro Cristovam Buarque vem acompanhando a atuação do Confea e que gostaria de participar, como parceiro, no que chama de "pacto nacional pela educação, o que poderia servir de exemplo e estímulo a outros ministérios",

Deodete Paker, por sua vez, iniciou ontem mesmo a redação de uma carta de intenções visando a assinatura de convênio com o Ministério da Educação, fazendo da Educação Continuada à Distância, uma ferramenta cada vez mais eficaz e eficiente à disposição dos profissionais da área tecnológica brasileira.
"Dalmi Rodrigues"



Maria Helena de Carvalho - Da equipe da ACS